As imagens obtidas por radar do asteroide 1998 QE2, que teve sua máxima aproximação com a Terra ontem, 31 de maio de 2013, revelou que o objeto é um corpo duplo! O asteroide tem um satélite, que aparece como o ponto brilhante na imagem abaixo:

A imagem foi obtida com quando o asteroide estava a cerca de 6 milhões de quilômetros e a máxima aproximação foi por volta dos 5,8 milhões de quilômetros, aproximadamente cinco vezes a distância da Terra à Lua.
Não é raro mas também não é comum um asteroide ter satélites. Cerca de 16% dos asteroides com mais de 200 metros em seu maior eixo são corpos duplos ou triplos.
Uma das maneiras de diferenciar um asteroide, cometa ou planeta das estrelas é perceber o deslocamento no céu em um curto espaço de tempo. É muito legal fazer isso com asteroides: tirar uma foto de longa exposição com a câmera acoplada a um telescópio que acompanha as estrelas. O resultado é um fundo estrelado com um objeto “riscando”, ou produzindo um traço que mostra um deslocamento diferente daquele das estrelas, que não foi acompanhado pelo telescópio. É isso que temos nessa outra imagem do 1998 QE2.

Asteroide fotogênico, não?
Leia Mais:
NASA (em inglês): http://www.nasa.gov/mission_pages/asteroids/news/asteroid20130530.html
2 respostas em “Imagens do Asteroide 1998 QE2 Em Sua Máxima Aproximação”
Sabe-se o tamanho do satélite?
Realmente eu não achava possível que em um corpo tão pequeno (200m no maior eixo) fosse possível haver um satélite.
Muito bom 😉
Oi Guilherme!
Esse asteroide tem cerca de 2,7 Km de extensão (http://astronomia.blog.br/maxima-aproximacao-do-asteroide-1998-qe2-com-a-terra-em-maio-de-2013/) e seu satélite cerca de 600 metros (em inglês: http://www.nasa.gov/mission_pages/asteroids/news/asteroid20130530.html#.UhuMVqwU6cM). Pois é, imagine como deve ser interessante um corpo triplo, sendo o maior deles com apenas uns 200 metros no eixo principal! Qualquer peteleco gravitacional desmonta o sistema 🙂