Na tabela abaixo estão os Anuários Astronômicos do Astronomia.Blog.Br feitos para 2013. Cada um contém efemérides com coordenadas e horários que não dependem de um local específico, e efemérides específicas para cada cidade, distribuídas nas mais de 100 páginas de cada Anuário.

Os cálculos de efemérides levam em conta diversas variáveis, que podem ou não ser consideradas (como umidade, altura, etc…). Por isso, os resultados podem variar ligeiramente entre efemérides produzidas por diferentes astrônomos ou empresas. Considere uma precisão na ordem de minutos para os dados informados.

Abaixo da tabela há mais informações sobre os Anuários. Em caso de qualquer sugestão, correção de dados, ou erros de digitação e ortografia, por favor, deixe um comentário nessa página ou envie para contato@astronomia.blog.br.

Rio de Janeiro São Paulo Porto Alegre Brasília
Curitiba Salvador Recife Belo Horizonte

Sobre o Anuário

Esse é o segundo Anuário produzido para ser disponibilizado no site Astronomia.Blog.Br.

O uso de catálogos impressos tornou-se praticamente obsoleto com a facilidade de acesso à informação trazida pela internet. Entretanto, antes da rede internacional de computadores, os Anuários de Astronomia eram peças preciosas que faziam aguar as bocas de astrônomos amadores e profissionais. Sempre no final de um ano ficávamos aguardando o lançamento dos nossos Anuários preferidos para o ano seguinte.

Os Anuários são um conjunto de Efemérides para um dado ano, e Efemérides são tabelas com informações diversas sobre os astros, como localização, hora de nascer e ocaso, fases da Lua, etc.

Mesmo com a internet fornecendo Efemérides instantaneamente, para observadores do céu e pessoas que realizam trabalhos de Astrometria, um Anuário impresso à moda antiga, ou em PDF disponível no tablet ou celular, à moda moderna (desculpem o trocadilho), pode ser uma ferramenta bastante útil. Eu senti muita falta de algo assim nos últimos anos e isso me incentivou a compilar o presente Anuário, durante o trabalho para colocar no Astronomia.Blog.Br um mecanismo para gerar efemérides on-line. Antes de cada sessão do Anuário há um texto explicativo com os conceitos básicos.

Lembre-se que você pode sempre utilizar o canal http://astronomia.blog.br/contato/
para tirar quaisquer duvidas.

Espero que você aproveite bastante e será uma grande satisfação receber quaisquer comentários, sugestões ou críticas. No site, utilize a página onde o anuário está disponibilizado, http://astronomia.blog.br/anuario-2013/, ou na opção de menu ANUÁRIO 2013.

Esse é mais um de vários anuários e certamente os próximos serão mais completos. Para isso, é essencial saber das necessidades dos observadores do céu, ou de todos que utilizarem esse Anuário com qualquer finalidade.

Estão disponíveis no site Astronomia.Blog.Br anuários para o Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife e Belo Horizonte. Como sempre, se houver o interesse por qualquer outra cidade, é só avisar.

Quem se interessa por Anuários e Efemérides também se interessa por Cartas Celestes. Existe no Astronomia.Blog.Br um forma rápida para gerar cartas celestes através do Heavens Above, em minha opinião, um dos melhores geradores de Cartas Celestes disponíveis na internet. Para gerar uma Carta Celeste, vá ao endereço http://astronomia.blog.br/cartas-celestes/ e selecione sua cidade. Caso sua cidade não esteja listada, fale comigo pela página de contato do site ou deixe um comentário com a solicitação para um link que gere a carta para sua cidade.

Contatos e comentários também podem ser feitos através da página do Astronomia.Blog.Br no Facebook, https://www.facebook.com/Astronomia.Blog.Br. Nesse espaço são postadas atualizações do site e surgem discussões sobre os posts e atualidade na Astronomia.

Por fim, vale lembrar que não autorizo, em hipótese alguma, a utilização desse Anuário, seja em partes ou de seu texto integral, para fins comerciais quaisquer. Você pode distribuí-lo livremente a amigos, alunos, colegas ou desconhecidos livremente, seja pela internet ou por cópia de versão impressa, mas sem qualquer ganho financeiro com isso.

Um 2013 com Bons Céus para todos!

Leandro Guedes