Carta Celeste Mercator (Download)

As Cartas Celestes e Efemérides do Astronomia.blog.br ganharam vida própria e estão reunidas no site CartasCelestes.com.br

Logo-325X75-I

Visite o site para uma melhor experiência com cartas celestes online e efemérides astronômicas.

Clique na imagem abaixo para fazer o download de uma carta celeste especialmente conveniente para se conhecer a distribuição das principais constelações no céu. O arquivo está no formato PDF, tem 1,4 Mb e foi preparado para ser impresso em uma folha A4. Utilize a melhor definição possível em sua impressora.

carta-celeste-mercator-thumbnail-Astronomia.Blog.Br
Carta Celeste em projeção Mercator – Tamanho:1,4 Mb

Devido a aparente distorção da projeção Mercator, a carta fica com muito poucas estrelas com declinação maiores que 60 graus, para o norte ou para o sul. É o mesmo efeito que faz Antártida ficar gigante nas projeções Mercator do Mapa Mundi! Para aproveitar ao máximo o tamanho da folha de papel, essa região do céu não aparece.

A projeção Mercator é uma forma de projetar numa superfície plana, como uma folha de papel, uma superfície esférica. Foi proposta por Gerardus Mercatur em 1569. A ideia é pegar uma superfície esférica e mapear cada um de seus pontos na superfície de um cilindro que engloba a superfície esférica. O Mapa Mundi talvez seja o exemplo de projeção Mercator mais popular. Na carta celeste, a superfície esférica mapeada é a Esfera Celeste.

 Sobre a Carta Celeste do site Astronomia.Blog.Br

Essa carta celeste está disponibilizada livre e gratuitamente para download no site Astronomia.Blog.Br. O endereço para download é http://astronomia.blog.br/cartas-celestes/carta-celeste-mercator-download. Você pode baixar, usar e distribuir essa Carta livremente, da maneira que quiser, em qualquer meio de comunicação que existe ou que venha a ser criado. Mas seja legal e cite a fonte, ok?

Bons Céus!

Leandro Guedes

3 pensamentos em “Carta Celeste Mercator (Download)”

  1. Me enganei ao dizer que me interesso muito por astrologia. Na verdade, eu ia dizer que tenho interesse por astronomia, embora elas sejam mais ou menos ligadas.

    1. Oi Marly!

      Muito obrigado por seu comentário e suas visitas. Fico extremamente feliz de saber que mais uma pessoa apaixonada por Astronomia passa por aqui. Não se preocupe com essa confusão entre os nomes astrologia e astronomia 😀 O importante é compreender a diferença entre elas e continuar curtindo o céu.

      Parabéns pelo seu telescópio e pelo interesse em observar. Se eu puder te dar uma ideia, gostaria de dizer para você nunca perder seu interesse em olhar o céu sem telescópio também. Usar o telescópio é ótimo, pode ser realmente uma atividade maravilhosa… mas as primeiras impressões que tivemos sobre o céu vieram sem telescópio. Apenas com os olhos. Mantenha isso! Eu sempre acho que olhar o céu é a melhor forma de olharmos para nós mesmos.

      Que bom que encontrou o site buscando informações sobre apontamento de telescópio, e é isso aí: prática! 😀 treine durante o dia, veja se a buscadora está alinhada e comece pela Lua. Evite a Lua Cheia que pode machucar os olhos, procure uma noite próxima a um dos quartos e tenho certeza que você vai gostar do que vai ver.

      Um fortíssimo Abraço, bons céus sempre e conte comigo sempre que precisar!

      Bons Céus!

  2. Conheci o site hoje e gostei muito. Li vários comentários de leitores e respostas suas. Me interesso muito por astrologia, mas ainda não conheço praticamente nada. Adoro olhar o céu, a olho nu, pois comprei um telescópio pequeno e barato, por curiosidade. Montei, localizo o que quero, mas não vejo nada no visor. Foi assim que, pesquisando na internet, chequei ao seu site. Vou seguir seus conselhos: olhar o céu de dia, focalizar coisas pequenas e deixar para me aventurar no céu mais tarde. 🙂 Abraços.

Deixe uma resposta