As Cartas Celestes e Efemérides do Astronomia.blog.br ganharam vida própria e estão reunidas no site CartasCelestes.com.br

Logo-325X75-I

Visite o site para uma melhor experiência com cartas celestes online e efemérides astronômicas.

Clique na imagem abaixo para fazer o download de uma carta celeste especialmente conveniente para se conhecer a distribuição das principais constelações no céu. O arquivo está no formato PDF, tem 1,4 Mb e foi preparado para ser impresso em uma folha A4. Utilize a melhor definição possível em sua impressora.

carta-celeste-mercator-thumbnail-Astronomia.Blog.Br

Carta Celeste em projeção Mercator – Tamanho:1,4 Mb

Devido a aparente distorção da projeção Mercator, a carta fica com muito poucas estrelas com declinação maiores que 60 graus, para o norte ou para o sul. É o mesmo efeito que faz Antártida ficar gigante nas projeções Mercator do Mapa Mundi! Para aproveitar ao máximo o tamanho da folha de papel, essa região do céu não aparece.

A projeção Mercator é uma forma de projetar numa superfície plana, como uma folha de papel, uma superfície esférica. Foi proposta por Gerardus Mercatur em 1569. A ideia é pegar uma superfície esférica e mapear cada um de seus pontos na superfície de um cilindro que engloba a superfície esférica. O Mapa Mundi talvez seja o exemplo de projeção Mercator mais popular. Na carta celeste, a superfície esférica mapeada é a Esfera Celeste.

 Sobre a Carta Celeste do site Astronomia.Blog.Br

Essa carta celeste está disponibilizada livre e gratuitamente para download no site Astronomia.Blog.Br. O endereço para download é http://astronomia.blog.br/cartas-celestes/carta-celeste-mercator-download. Você pode baixar, usar e distribuir essa Carta livremente, da maneira que quiser, em qualquer meio de comunicação que existe ou que venha a ser criado. Mas seja legal e cite a fonte, ok?

Bons Céus!

Leandro Guedes