Cartas Celestes

As Cartas Celestes e Efemérides do Astronomia.blog.br ganharam vida própria e estão reunidas no site CartasCelestes.com.br

Logo-325X75-I

Visite o site para uma melhor experiência com cartas celestes online e efemérides astronômicas.

Você será redirecionado em 5 segundos para lá!

(Se preferir, clique aqui http://cartascelestes.com)

38 pensamentos em “Cartas Celestes”

  1. Olá, Carol!

    O mapa de Juiz de Fora é esse aqui. Ele é logo o primeiro que aparece quando você procura por “Juiz de Fora”.

    Estou fazendo algumas alterações aqui nas cartas celestes e espero ter novidades o mais breve possível…

    Boas observações, e compartilhe conosco suas impresões do céu dessa maravilhosa cidade!!!

  2. O Céu aqui em Nova Petrópolis/Rs está fantástico, graças as cartas de minha cidade estou podendo apreciar os astros. Muito obrigado por ter disponibilizado as cartas de Nova Petrópolis a alguns meses, tem me ajudado muito.

    1. Sandro, talvez você não faça ideia do valor que um retorno como esse tem. Fico extremamente feliz por você utilizar as cartas do site e muito obrigado por registrar aqui sua experiência. Espero que o site possa disponibilizar cada vez mais informações, e cada vez mais úteis para quem observa e gosta o céu.

      Muito obrigado pela mensagem que você enviou alguns meses atrás solicitando o acréscimo da cidade. E obrigado por curtir esse grande e grandioso céu de Nova Petrópolis, que, para muitos, mesmo fora das grandes metrópoles, pode estar sempre ofuscado pelas luzes e pela pressa da vida moderna.

      Forte Abraço, e Bons Céus sempre!

  3. Muito bom! Tenho usado o material que posta em minhas aulas e nas páginas das escolas em que leciono. Tenho uma galerinha dos 6º anos que é apaixonada por astronomia e é uma delícia vê-los comentando sobre suas descobertas, questionando muito… Se tiver alguma ideia de como trabalhar temas de astronomia, livros, artigos, entre outros, pode me enviar que usarei com muito empenho. Obrigada!!!

    1. Vera, que felicidade receber sua mensagem!
      Eu venho de uma família de professores, o que sempre me fez admirar a profissão. E muitas vezes no Planetário do Rio tive participei de curso de astronomia para professores. Vocês são os grandes e verdadeiros difusores de conhecimento, e um curso de astronomia dado para algumas dezenas de professores podia atingir várias centenas de alunos, que, por sua vez, vão influenciar amigos, família, etc. Uma reação em cadeia não apenas de conhecimento, mas, principalmente, de fascínio, admiração e respeito pela natureza.

      Fico extremamente feliz e te agradeço do fundo do coração por usar material que encontra aqui com seus alunos. Espero que sempre encontre material útil aqui e que ele possa atingir que seus alunos da melhor maneira possível.

      A galerinha dos 6º anos é sensacional!! 😀 Eu acho que Astronomia é uma área especialmente interessante de se trabalhar na escola porque ela esbarra em praticamente todas as outras áreas do conhecimento: história, matemática, química, física, filosofia, arte, etc. E, o melhor de tudo, estimulando a imaginação!

      Vamos manter contato e sempre que material didático passar pela minha mão, vou me lembrar de vc.

      Vera, um Forte Abraço e muitos Bons Céus para você e seus alunos!

  4. Oi Leandro

    Sempre amei olhar o céu de dia e de noite,tanto é que para mim o céu mais bonito de dia é o de Brasília e a noite de Visconde de Mauá RJ, Baependi MG estava impossibilitada de ver bem as estrelas devido a uma catarata.três dias após a cirurgia dia 17/jan olhei o céu da minha varanda e foi com emoção falei alto; Vocês estão ai, as três estrelas juntas conhecidas popularmente como Três Marias ,maravilha! Só avistava os planetas quando visíveis como Vênus e Mércurio, Quando a oftalmo perguntou co mo estava, respondi:
    – Vendo estrelas no céu límpido! Sempre que olhava o céu perguntava quem é você,para os astros mais brilhantes. ?Há muito tempo uma revista Super Interessante vinha com uma carta Celeste de repente tiraram (tenho a assinatura) aqui no Rio temos o Observatório muito bom e tinha um gênio o Prof. Mourão (falecido).Ficaria feliz de ter uma Carta Celeste. sou uma vovó amante da natureza. Parabéns por sua escolha o Brasil precisa de astrônomos..Obrigado e para você sempre Bons Céus!

    1. Que maravilha, Geny! Inaugurar a nova visão olhando para o céu! 😀 Como está agora? Conheci várias pessoas que fizeram essa cirurgia e ficaram extremamente felizes com o resultado. Te desejo muito sucesso e tenho certeza que você já está vendo as estrelas como nunca!

      Adorei sua mensagem e adoraria que existissem muitas e muitas vovós amantes da natureza! POR FAVOR, CONTINUE ASSIM!!!!!! 😀

      E o Mourão está bastante vivo! Um amigo encontrou com ele recentemente e escreveu esse post aqui.

      Aqui nessa página você pode sempre pegar uma carta celeste do Rio de Janeiro ou de outra cidade qualquer. O único trabalho é achar a cidade depois que a página procura… em todo caso, esse é o endereço para uma carta celeste do Rio de janeiro: http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?lat=-22.90278&lng=-43.2075&alt=5&tz=EBST. Esse carta é feita para o horário que você clicar. Se quiser mudaro horário, existem opções no pé da carta celeste que permite isso.

      Geny, espero que você tenha sempre esse gosto pelo céu em seu coração!

      Mil Beijos,
      Leandro

  5. O céu é lindo, estou a cada dia me apaixonando pela área de astronomia. No entanto não encontro pessoas que se interessem aqui na minha cidade. Muito legal achar pessoas como eu. Gostaria de saber mais, achar os próximos eventos que vão acontecer aqui no Rio Grande. Muito obrigado e prazer!!!

    1. Oi Andrin

      Se você já entrou no esquema de se apaixonar cada dia mais pela Astronomia, pode ter certeza que esse é um processo sem fim 😀 A partir de agora você está condenado a ter uma área do conhecimento científico te estimulando e mostrando como é gratificante fazer parte desse Universo.

      Não se preocupe muito com o fato de não encontrar muitas pessoas próximas que compartilhem com você desse interesse. Te garanto que existem MUITAS pessoas que gostam de Astronomia (quem não gosta é porque não conhece). Use a Internet para ficar perto dessas pessoas o redor do mundo. E, se você encontrar ao menos mais uma outra pessoa que tenha um interesse mais apurado, você pode começar seu próprio clube de Astronomia.

      Quanto aos eventos, estou buscando uma maneira eficiente de reunir os eventos astronômicos por todo o país. Espero ter isso disponível em breve.

      Aí no RS eu frequentei durante um bom tempo o Cassino 🙂 Foi onde peguei um frio comparável ao da neve na América do Norte.

      Forte Abraço, e muito sucesso na Astronomia! Não a abandone e ela nunca o abandonará!

  6. É bom encontrar pessoas que tambem amam olhar para o céu,pois hoje em dia as pessoas andam tão apressadas que se esquecem de olhar para cima.

    1. Concordo totalmente com você, Nicolas. O céu, tão grande, belo e misterioso passa despercebido por nossas vidas apressadas. Impressionante, não?

      Obrigado pelo comentário e Bons Céus para você que sabe apreciá-los! 🙂

  7. oi eu sou ricardo polakiewicz
    eu acordo a madruga para ver o céu e para escreve historia do universo diferente
    eu faço coleção todo sobre universo

    farol do carro parece um corpo celeste quando ver a noite a velocidade do farol do carro mesma
    velocidade de um corpo celeste
    quando eu viajo de ônibus parece estamos viajando sobre universo quando ouviu o metro o barulho como um motor de um foguete
    abraço ricardoharley@ig.com.br

    1. Oi Ricardo

      Vc tem um uma percepção artística bastante aguçada! Fico feliz por você encontrar inspiração no Universo. Tenho certeza que o Universo fica feliz também por ter olhos como os seus olhando para cima.

      Forte Abraço e Bons Céus!

  8. Boa noite, gostaria que acrescentasse a cidade de Nova Petrópolis/RS. temos um céu fantástico para observação. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado.

    1. Oi, Sandro

      Muitíssimo obrigado por seu carinho! É extremamente gratificante receber uma mensagem como a sua, e espero que você possa SEMPRE encontrar aqui material que estimule sua curiosidade e, principalmente, que voce possa usar para curtir esse céu maravilhoso da sua cidade!

      A Carta para Nova Petrópolis/RS está aqui. Lembre-se de ajustar a data e hora na parte de baixo da carta.

      Quando quiser a carta celeste mais atualisada, procure por “Nova Petrópolis” aqui em cima, na caixa “Cidade”. O site encontrará no banco de dados duas ‘Novas Petrópolois’: a sua, no Rio Grande do Sul, e outra, em Santa Catarina, distrito de Joaçaba. Clique na sua cidade e você verá a carta daquele exato momento, sendo sempre possível mudar data e hora na parte de baixo.

      Forte Abraço e aproveite as noites estreladas que você tem!!!!

      Bons Céus Sempre!

      1. Boa tarde Leandro, muito obrigado. Estou a pouco tempo tentando aprender sobre nossa galáxia, reconhecer nossas constelações, com sua ajuda ficou mais fácil. um grande abraço e ótimo final de ano para você.

  9. Muito interessante o site. Facilitador. Tem correspondido. Gostaria da Carta celeste de Cocal do Sul de Santa Catarina.

    1. Olá, Jackson!
      Muito obrigado por usar as Cartas Celestes, e fico muito feliz por você gostar. Estamos sempre tentando melhorar, a ideia é que fique cada vez melhor.

      Sua cidade aparece na base dados. Escolha Brasil na caixa de “País” e digite Cocal do Sul na caixa de “Cidade”. Vai aparecer Cocal do Sul em Santa Catarina pra você.

      O link para a Carta de Cocal é esse aqui: http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?lat=-28.60111&lng=-49.32583&alt=67&tz=EBST

      Você pode escolher o dia e a hora que quiser na parte de baixo da carta. Se precisar de mais informações sobre como utilizar a Carta, talvez você encontre aqui, ou, sem pensar duas vezes, me pergunte!

      Bons céus pra você e para toda Cocal do Sul!

  10. Olá da para acrescentar a cidade osvaldo cruz interior de são Paulo. se puder me mande dicas de como e começar a entender e localizar as estrelas.
    Boanerges – osvaldo cruz-sp

    1. Osvaldo Cruz acrescentada, Boanerges! Obrigado pela solicitação e aproveite seu céu!

      A melhor dica para conhecer o céu, é usar uma carta celeste para identificar as constelações que você está vendo. Pense em termos de constelações primeiro, depois comece a pensar em quais as estrelas mais brilhantes de algumas dessas constelações. Uma boa forma de estudar pode ser essa carta celeste aqui.

      Dê uma olhada nessa carta que mostra quase todo o céu e compare com a carta gerada especificamente para sua cidade em uma certa data. Comece identificando constelações e partes de constelações que chamam a atenção, como o Cruzeiro do Sul, Escorpião e o Órion, que é fácil de identificar por causa das Três Marias, que não formam uma constelação oficial, mas um pedaço da constelação do Órion (chamamos esses grupos notáveis de estrelas que não são uma constelação de asterismo).

      E Procure criar alinhamentos ou estudar alinhamentos já existentes. Por exemplo, as Três Marias apontam em um sentido para a estrela Sírius, na constelação do Cão Maior, e para a constelação do Touro no outro sentido. Saindo do Cruzeiro do Sul, passando pelas duas estrelas mais brilhantes da constelação do Centauro, você vai chegar no Escorpião. Crie seus alinhamentos estudando a carta celeste e pesquise alinhamentos já existentes. As estrelas não mudam de posição entre si (numa escala de vida humana), portanto, esses alinhamentos serão válidos sempre.

      Bons Céus!

  11. Carauari – AM
    Gostei muito do seu blog, parabéns mesmo… “De um futuro astrônomo para um”.. 🙂

    1. Carauari acrescentada. Muito obrigado, fico muito feliz por você gostar do blog e também por saber que está empenhado em seguir a carreira de Astrônomo! Siga em frente! Eu gosto muito da minha profissão, e te incentivo a continuar buscando. Mesmo que você mude de ideia em algum ponto da trajetória, a Astronomia pode te acompanhar para sempre. Bons céus!

      1. Marcelo, obrigado pela solicitação! Está acrescentada Iguape. O refino da localização pelo CEP é demais para observação do céu. Uma localização por latitude e longitude de um ponto central é o suficiente para qualquer posição na cidade. Me diga se conseguiu utilizar bem a carta! Forte Abraço, e Bons Céus!

        Acrescentei também a cidade de Taubaté (SP) que me foi solicitada por e-mail por Paulo David de Campos.

  12. Parabéns pelo site, agradeceria se acrescentasse Passa Tempo-MG em seu links, pois como o próprio nome já diz é uma cidade muito traquilha e boa pra se observar os astros e discos voadores (temos um grande ufólogo como passatempesse-Antônio faleiro) obrigado

    1. Oi, Ademilton!

      Muito obrigado por sua sugestão, e adorei conhecer um lugar com nome tão aprazível como Passa Tempo! 😀 Que lugar maravilhoso deve ser, como todos os lugares de Minas. Eu conheço Passa Quatro, onde aconteceram algumas reuniões da Sociedade Astronômica Brasileira, e simplesmente achei a cidade e as pessoas fascinantes.

      Acrescentei o link para a Carta Celeste de Passa Tempo, espero que seja bastante útil! Lembre-se de ajustar a data e horário desejados.

      Aproveite o privilégio desse céu livre da poluiçao luminosa das grandes cidades.

      Um Forte Abraço!

  13. Primeiramente quero dar meus parabens pelo site. Para mim ele tem se tornado uma importante ferramenta de pesquisa na area astronomica. È um site profissional e que nos dá a informaçao sem restriçoes.
    Gostaria apenas de pedir ( se possivel for ) que coloque a cidade de Itauna – MG na relaçao de links para cartas celestes.

    Desde já agradeço.

    1. Oi, Rogerio

      Rapaz, me desculpe o enorme atraso em te responder. Tirei férias nesses meses de janeiro e fevereiro, e, como costumo fazer, fui pular carnaval no meio do mato, com paz, tranquilidade, céu bonito… e sem internet, a única coisa ruim.

      Muito obrigado por seu comentário, do fundo do meu coração. Acredito que Ciência de verdade é feita com compartilhamento irrestrito de informação e sem a ilusão de que alguns estão mais próximos de conhecer a natureza do que outros.

      Sua cidade já está na lista. Você está com Marte e Saturno bem legais no céu noturno!! E me lembrar desse estado maravilhoso que é Minas me deu muita vontade de comer pão de queijo…

      Um Forte Abraço!

    1. Caro Antônio,

      Muito obrigado por sua solicitação. O link para a Carta Celeste de Jacareí já está colocado. O coloquei entre Itaquaquecetuba e Jundiaí, para ficarem as duas cidades com “J” próximas na tabela e facilitar uma futura colocação desses nomes em ordem alfabética.

      Divirta-se observando o céu!

Deixe uma resposta