Na tabela abaixo estão os Anuários Astronômicos do Astronomia.Blog.Br feitos para 2014. Cada um contém efemérides com coordenadas e horários que não dependem de um local específico, e efemérides específicas para cada cidade, distribuídas nas mais de 100 páginas de cada Anuário.

Os cálculos de efemérides levam em conta diversas variáveis, que podem ou não ser consideradas (como umidade, altura, etc…). Por isso, os resultados podem variar ligeiramente entre efemérides produzidas por diferentes astrônomos ou empresas. Considere uma precisão na ordem de minutos para os dados informados.

Abaixo da tabela há mais informações sobre os Anuários. Em caso de qualquer sugestão, correção de dados, ou erros de digitação e ortografia, por favor, deixe um comentário nessa página ou envie para contato@astronomia.blog.br.

anuario_2014_logo

BRASIL
Rio de Janeiro São Paulo Porto Alegre Brasília
Curitiba Salvador Recife Belo Horizonte
Manaus

Sobre o Anuário

Esse Anuário foi produzido para ser disponibilizado gratuitamente no site http://astronomia.blog.br. Pode ser distribuído e compartilhado livremente, desde que a fonte (o site Astronomia.Blog.Br) seja citada com clareza.

Quem observa o céu conhece muito bem a utilidade de um anuário astronômico. Não há nada mais conveniente que ter por perto todos os principais dados que precisamos para saber o que estamos vendo, seja para apontar o telescópio, binóculo, ou para observar direto com os olhos.

Os Anuários são um conjunto de Efemérides para um dado ano. Efemérides são tabelas com informações diversas sobre os astros, como localização, hora de nascer e ocaso, fases da Lua, etc.

Mesmo com a internet fornecendo Efemérides instantaneamente, é enorme a conveniência de já ter os dados prontos, seja impressos no papel ou na tela do tablet, do celular, ou até do próprio computador. Ainda mais porque muitas vezes vamos observar o céu onde a conexão com internet pode ser difícil. Nessas horas, uma boa e pequena lanterna, de preferência com luz vermelha, e um bom anuário impresso salvam a noite.

Por serem publicações que requerem computação científica e também por serem direcionadas a um público extremamente específico, não é fácil encontrar anuários astronômicos em livrarias.

O primeiro anuário do Astronomia.Blog.Br foi feito em 2012. De lá para cá, tenho tentado melhorá-lo, acrescentar mais informações e finalizá-lo com a maior antecedência possível. A computação por trás dos dados foi desenvolvida durante o trabalho para colocar no Astronomia.Blog.Br os mecanismos para gerar efemérides on-line.

Antes de cada sessão do Anuário há um texto explicativo com os conceitos básicos. Mais informações podem ser encontradas em diversas páginas do site, em especial no Dicionário de Astronomia, http://astronomia.blog.br/dicionario/, que foi criado em 2013, e está em processo de crescimento constante. Lembre-se também que você pode sempre utilizar o canal http://astronomia.blog.br/contato/ para tirar quaisquer duvidas.

Espero que você aproveite bastante e será uma grande satisfação receber quaisquer comentários, sugestões ou críticas. No site, utilize a página onde o anuário está disponibilizado, http://astronomia.blog.br/anuario-2014/, ou na opção de menu ANUÁRIO 2014.

Esse é o terceiro dos vários anuários que virão por aí. Certamente os próximos serão mais completos, como espero que esse esteja em relação aos anteriores. Para que isso ocorra da melhor maneira possível, é essencial saber das necessidades dos observadores do céu, ou de todos que utilizarem esse Anuário com qualquer finalidade.

Estão disponíveis no site Astronomia.Blog.Br anuários para as oito capitais mais populosas do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife e Belo Horizonte. As cidades próximas a essas capitais, podem utilizar os mesmos dados sem grandes perdas.

Quem se interessa por Anuários e Efemérides também se interessa por Cartas Celestes. Existe no Astronomia.Blog.Br um forma rápida para gerar cartas celestes através do Heavens Above, em minha opinião, um dos melhores geradores de Cartas Celestes disponíveis na internet. Para gerar uma Carta Celeste, vá ao endereço http://astronomia.blog.br/cartas-celestes/ e selecione sua cidade. Caso sua cidade não esteja listada, fale comigo pela página de contato do site ou deixe um comentário com a solicitação para um link que gere a carta para sua cidade.

Contatos e comentários também podem ser feitos através da página do Astronomia.Blog.Br no Facebook, https://www.facebook.com/Astronomia.Blog.Br.

Por fim, vale relembrar que não autorizo, em hipótese alguma, a utilização desse Anuário, seja em partes ou de seu texto integral, para fins comerciais quaisquer, que não seja o anuncio de empresas selecionadas por mim, com atividades de interesse para os frequentadores do Astronomia.Blog.Br. Você pode distribuí-lo livremente a amigos, alunos, colegas ou desconhecidos, seja pela internet ou por cópia de versão impressa, mas sem qualquer ganho financeiro com isso e citando a fonte.

Um 2014 com Bons Céus para todos.

Leandro Guedes