Categorias
Uncategorized

Máxima Aproximação do Asteroide 1998 QE2 com a Terra em Maio de 2013

O asteroide 1998 QE2 passará por sua máxima aproximação com a Terra, dia 31 de Maio, às 20:59 do Tempo Universal Coordenado (UTC), que corresponde a 17:59 de Brasília, ou 21:59 de Lisboa (capital de Portugal, considerando o horário de verão) e Luanda (capital de Angola), e 22:59 de Maputo (capital de Moçambique).

Ele tem cerca de 2,7 quilômetros de extensão em seu maior eixo, e vai passar a cerca de 5,8 milhões de quilômetros da Terra. Isso equivale a aproximadamente 15 vezes a distância da Terra à Lua, ou seja, não se preocupe com colisão.

asteroide-1998-qe2-orbita

O interessante dessas aproximações é a possibilidade de se estudar o objeto em questão. A NASA pretende obter imagens de alta resolução do 1998 QE2, que poderá fornecer mais informações sobre sua  morfologia.

Asteroides e cometas são de grande interesse para conhecermos a química primordial da formação do Sistema Solar e talvez estejam relacionados com a distribuição de água e vida.

Depois de filmes como Armagedom, Impacto Profundo e Melancolia, toda a máxima aproximação de cometas ou asteroides gera primeiro preocupação e notícias fantásticas na imprensa. Mas, daqui, de dentro da Ciência, coisas desse tipo são normalmente grandes oportunidades para conhecermos um pouquinho mais sobre a natureza e sobre nós mesmos.

Por Leandro L S Guedes

Astrônomo, Diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Msc., Dr., Astrofísica Extragaláctica, História e Filosofia da Ciência.