François-René de Chateaubriand – Sobre Ciência, inteligência e Coração

“As ciências explicam tudo para a inteligência e nada para o coração”

"Chateaubriand Meditando Sobre as Ruinas de Roma" (Óleo sobre tela de Anne-Louis Girodet-Trioson, 1808)

 

 

“As ciências explicam tudo para a inteligência e nada para o coração” (François-René de Chateaubriand)

 

 

François-René de Chateaubriand nasceu em Saint-Malo, França, em 1768. Foi um  político, escritor, diplomata e historiador. Seu talento e interesse pelos sentimentos humanos o fizeram ser reconhecido por muitos como o pai do romantismo na literatura francesa. Sua influência atingiu escritores como Lord Byron e Victor Hugo. Foi exilado na Inglaterra onde viveu na pobreza, e retornou anistiado à França em 1800, onde retomou as atividades políticas recebendo indicações de Napoleão. Faleceu em 1848.

Autor: Leandro L S Guedes

Sou Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, faço doutorado no curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, e nesse ano de 2013 estou passando alguns meses na Universidade de Notre Dame, EUA. Tenho interesses em: Astronomia, História, Epistemologia, Filosofia da Ciência.

3 pensamentos em “François-René de Chateaubriand – Sobre Ciência, inteligência e Coração

  1. Leandro, que sensibilidade a tua por ter compartilhado esta citação, agradeço por isso (:
    Apesar da ciência fazer parte das “coisas do coração” humano, quisera-nos encontrar o método certo para decifrar os sentimentos vindos desse nosso coração, não é mesmo? A inteligência é mais fácil de lidar, digamos. rsrs

    1. Aurora, muito obrigado por seu carinho! 🙂
      Concordo plenamente com você, lidar com o racional é extremamente mais fácil que lidar com o emocional… Sem sombra de dúvidas. Ainda somo o nosso maior mistério.

      Grande Abraço! E Bons Céus para você que tem um nome Astronômico! 😀

      1. hahaha… grata pela simpatia 😀
        Sim, “ainda somos o nosso maior mistério”, nada mais interessante que isso. Olha, deverias fazer um espaço só para citações próprias (:

Os comentários estão desativados.