
Astrônomos têm constantemente a oportunidade de mostrar e falar sobre coisas bonitas e estimulantes. Mas, algumas vezes também faz parte da profissão acabar com a festa de algumas pessoas… Ou, seria melhor dizer, explicar de forma mais clara o que está acontecendo.
Quando a Lua encontra-se no ponto de maior aproximação da Terra, o perigeu, e está em sua fase Cheia ou Nova, dizemos que acontece a Super Lua.
Há alguns dias isso aconteceu na Lua Cheia. Com a Lua Cheia no perigeu, cerca de 357.000 Km, muitas pessoas acharam que seria possível ver algo realmente diferente, um “fenômeno”, algo “raro”… mas não. Foi mal.
A variação de distância da Lua do perigeu até o apogeu, ponto de máximo afastamento da Terra, cerca de 406.000 Km, é muito pequena, astronomicamente falando, para que se perceba alguma mudança no tamanho aparente da Lua visto com nossos olhos.
Com uma câmera fotográfica pode-se perceber uma pequena alteração, como na imagem acima, mas à vista desarmada, a diferença não é perceptível. E a Super Lua também não é um evento raro, acontece, em geral, algumas vezes por ano.
Tome muito cuidado com fotos que você pela internet, pois muitas são editadas ou obtidas com técnica que podem, à primeira vista, passar uma falsa ideia de proporção.
Alguns recursos artísticos podem gerar fotografia bem legais. Eu achei que as fotos que mostram uma Lua gigante e algo pequeno da paisagem em sua frente, como uma árvore, ou pessoas, eram feitas com a superposição de uma foto ampliada da Lua e uma foto da paisagem. Mas dois amigos meus bastante experientes com astrofotografia, Sandro Gomes e Paulo Penteado, explicaram que se trata de uma foto batida com a câmera a uma grande distância da paisagem que aparece em primeiro plano. O efeito é sensacional! E, melhor, sem truque ou edições de imagem (ver comentários do Sandro Gomes e do Paulo Penteado abaixo, com links para fotos tiradas pelo Paulo! Obrigado a vocês dois!!).
Abaixo está um link para matéria do jornal O Globo sobre essa Super Lua, na qual, uma repórter cuidadosa e preocupada em passar informações corretas, mesmo que não sejam sensacionalistas, conversou comigo por telefone.
Os boatos da Lua gigantesca correram a internet, mas, ao menos, essa reportagem também atingiu os que buscaram informações mais precisas. Seguem também links para algumas cópias da reportagem que encontrei.
Procurem observar a Lua independente dela estar “super” ou não. Lua Cheia, em especial, é super romântica sempre.
Reportagens em sites jornalísticos:
O Globo: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/03/18/super-lua-podera-ser-vista-neste-sabado-924040527.asp
Diário de Pernambuco: http://diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110320122201
Diário de Pernambuco: http://www.diariodepernambuco.com.br/mundo/nota.asp?materia=20110320122201
Blog do Sidney Rezende: http://www.sidneyrezende.com/noticia/125110+lua+estara+mais+proxima+da+terra+neste+sabado
Yahoo Notícias: http://br.rss.news.yahoo.com/s/20032011/83/nasa-divulga-imagem-da-super-lua.html
Outros sites:
Mad House: http://madhouse.top-talk.net/t8097-super-lua-podera-ser-vista-neste-sabado
Nave Mãe: http://navecomando.blogspot.com/2011/03/nasa-divulga-imagem-da-super-lua.html
Blog do Carlos Faria Café: http://carlosfariacafe.blogspot.com/2011/03/lua-estara-mais-proxima-da-terra-neste.html
Oi Leandro,
Seu blog está bonito e gostei da sua matéria.
Vou avisar o Diogo Belloni meu aluno para ver os eu site.
Beijao
Teresa
Oi, Professora!!!!!
Que prazer receber sua visita aqui! 🙂
Fico muito feliz que tenha gostado! Não consigo atualizá-lo com velocidade que gostaria, mas procuro cuidar dele com carinho. Ainda tem muita coisa a melhorar.
Fale com o Diogo sim, se ele tiver quaisquer críticas, sugestões, ou comentários, serão sempre bem-vindos.
Mil Beijos!
Leandro
Paulo, sensacionais as suas fotos!
Muito obrigado a vocês dois pelo conserto do post. Eu gostaria de ter no site uma espécie de tutorial de astrofotografia para iniciantes, como eu.
Forte abraço a vocês dois!
Eu já fiz algumas fotos exatamente assim: muita distância entre a câmera e a coisa na terra a ficar junto da Lua. São de verdade:
http://www.ppenteado.net/images/img_2097.jpg
http://www.ppenteado.net/images/IMG_4683.JPG
http://www.ppenteado.net/images/IMG_0923.JPG
Sandro,
Obrigado antes de mais nada pela ideia do post! Se você não tivesse me dado um toque, provavelmente eu teria deixado passar esse assunto por já ter acontecido a Super Lua…
Muito obrigado também pelo esclarecimento sobre a foto da reportagem. Pelo meu olhar de não especialista em fotografia, me pareceu um fake descarado, mas entendi sua explicação. O fotógrafo pode estar bem longe, o que faria com que as pessoas e a torre na paisagem ficassem pequenininhos, mas a Lua não sofreria alteração significativa de tamanho. Perfeito!
Sua explicação esclarece ainda mais como não existe diferença de tamanho da Lua quando se varia a distância em pequenas escalas. Na foto, não é a Lua que está grande para o fotógrafo, são as pessoas e a paisagem que estão pequenas para ele! 🙂
Fotíssimo Abraço!
Parabéns pelo artigo Leandro, tinha muita gente achando que a SuperLua era algo realmente Super e vc esclareceu que é algo SuperNormal.
A foto citada da reportagem pode ser na verdade uma foto feita à uma grande distância, assim a paisagem fica pequena em relação à Lua, aliás foi uma SuperFoto.
Grande Abraço