Comparação entre o tamanho aparente da Lua cheia comum e o tamanho da Super Lua de março de 2011. Perceptível com uma máquina fotográfica, mas imperceptível à vista desarmada (foto de Marcoaliaslama)

Astrônomos têm constantemente a oportunidade de mostrar e falar sobre coisas bonitas e estimulantes. Mas, algumas vezes também faz parte da profissão acabar com a festa de algumas pessoas… Ou, seria melhor dizer, explicar de forma mais clara o que está acontecendo.

Quando a Lua encontra-se no ponto de maior aproximação da Terra, o perigeu, e está em sua fase Cheia ou Nova, dizemos que acontece a Super Lua.

Há alguns dias isso aconteceu na Lua Cheia. Com a Lua Cheia no perigeu, cerca de 357.000 Km, muitas pessoas acharam que seria possível ver algo realmente diferente, um “fenômeno”, algo “raro”… mas não. Foi mal.

A variação de distância da Lua do perigeu até o apogeu, ponto de máximo afastamento da Terra, cerca de 406.000 Km, é muito pequena, astronomicamente falando, para que se perceba alguma mudança no tamanho aparente da Lua visto com nossos olhos.

Com uma câmera fotográfica pode-se perceber uma pequena alteração, como na imagem acima, mas à vista desarmada, a diferença não é perceptível.  E a Super Lua também não é um evento raro, acontece, em geral, algumas vezes por ano.

Tome muito cuidado com fotos que você pela internet, pois muitas são editadas ou obtidas com técnica que podem, à primeira vista, passar uma falsa ideia de proporção.

Alguns recursos artísticos podem gerar fotografia bem legais. Eu achei que as fotos que mostram uma Lua gigante e algo pequeno da paisagem em sua frente, como uma árvore, ou pessoas, eram feitas com a superposição de uma foto ampliada da Lua e uma foto da paisagem. Mas dois amigos meus bastante experientes com astrofotografia, Sandro Gomes e Paulo Penteado, explicaram que se trata de uma foto batida com a câmera a uma grande distância da paisagem que aparece em primeiro plano. O efeito é sensacional! E, melhor, sem truque ou edições de imagem (ver comentários do Sandro Gomes e do Paulo Penteado abaixo, com links para fotos tiradas pelo Paulo! Obrigado a vocês dois!!).

Abaixo está um link para matéria do jornal O Globo sobre essa Super Lua, na qual, uma repórter cuidadosa e preocupada em passar informações corretas, mesmo que não sejam sensacionalistas, conversou comigo por telefone.

Os boatos da Lua gigantesca correram a internet, mas, ao menos, essa reportagem também atingiu os que buscaram informações mais precisas. Seguem também links para algumas cópias da reportagem que encontrei.

Procurem observar a Lua independente dela estar “super” ou não. Lua Cheia, em especial, é super romântica sempre.

Reportagens em sites jornalísticos:

O Globo: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/03/18/super-lua-podera-ser-vista-neste-sabado-924040527.asp

O Globo: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/03/18/nasa-divulga-imagem-da-super-lua-observada-em-washington-924040527.asp

Diário de Pernambuco: http://diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110320122201

Diário de Pernambuco: http://www.diariodepernambuco.com.br/mundo/nota.asp?materia=20110320122201

Extra: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/nasa-divulga-imagem-da-super-lua-observada-em-washington-1348002.html

Blog do Sidney Rezende: http://www.sidneyrezende.com/noticia/125110+lua+estara+mais+proxima+da+terra+neste+sabado

Yahoo Notícias: http://br.rss.news.yahoo.com/s/20032011/83/nasa-divulga-imagem-da-super-lua.html

Outros sites:

Mad House: http://madhouse.top-talk.net/t8097-super-lua-podera-ser-vista-neste-sabado

Nave Mãe: http://navecomando.blogspot.com/2011/03/nasa-divulga-imagem-da-super-lua.html

Blog do Carlos Faria Café: http://carlosfariacafe.blogspot.com/2011/03/lua-estara-mais-proxima-da-terra-neste.html

Algumas fotos de paisagem com a Lua ao fundo são uma superposição de uma foto da Lua, isolada e ampliada, com a foto da paisagem. Com certeza, a foto

6 comentários

  1. Oi Leandro,

    Seu blog está bonito e gostei da sua matéria.

    Vou avisar o Diogo Belloni meu aluno para ver os eu site.

    Beijao
    Teresa

    • Oi, Professora!!!!!

      Que prazer receber sua visita aqui! 🙂

      Fico muito feliz que tenha gostado! Não consigo atualizá-lo com velocidade que gostaria, mas procuro cuidar dele com carinho. Ainda tem muita coisa a melhorar.

      Fale com o Diogo sim, se ele tiver quaisquer críticas, sugestões, ou comentários, serão sempre bem-vindos.

      Mil Beijos!
      Leandro

  2. Paulo, sensacionais as suas fotos!

    Muito obrigado a vocês dois pelo conserto do post. Eu gostaria de ter no site uma espécie de tutorial de astrofotografia para iniciantes, como eu.

    Forte abraço a vocês dois!

  3. Sandro,

    Obrigado antes de mais nada pela ideia do post! Se você não tivesse me dado um toque, provavelmente eu teria deixado passar esse assunto por já ter acontecido a Super Lua…

    Muito obrigado também pelo esclarecimento sobre a foto da reportagem. Pelo meu olhar de não especialista em fotografia, me pareceu um fake descarado, mas entendi sua explicação. O fotógrafo pode estar bem longe, o que faria com que as pessoas e a torre na paisagem ficassem pequenininhos, mas a Lua não sofreria alteração significativa de tamanho. Perfeito!

    Sua explicação esclarece ainda mais como não existe diferença de tamanho da Lua quando se varia a distância em pequenas escalas. Na foto, não é a Lua que está grande para o fotógrafo, são as pessoas e a paisagem que estão pequenas para ele! 🙂

    Fotíssimo Abraço!

  4. Parabéns pelo artigo Leandro, tinha muita gente achando que a SuperLua era algo realmente Super e vc esclareceu que é algo SuperNormal.

    A foto citada da reportagem pode ser na verdade uma foto feita à uma grande distância, assim a paisagem fica pequena em relação à Lua, aliás foi uma SuperFoto.

    Grande Abraço

Os comentários estão encerrados.