Consultando a internet, verifica-se que há uma assustadora  subcultura apocalíptica. Sites, livros, filmes, musicas e até obras de arte em todos os continentes profetizam catástrofes aterradoras para o final deste ano. Estamos convivendo com uma ‘overdose’ de informações inquietantes, passível de desestabilizar profundamente pessoas emocionalmente fracas.

Religiosos, místicos e pseudocientistas do mundo inteiro , anunciam verdadeiros absurdos para 2012. Eles vão desde as aparições dos planetas Hercóbulos e Nibiru, que não existem, da estrela companheira do Sol, Nêmesis, alinhamento planetário com a Terra alinhada a parte central da Via Láctea, asteroide em rota de colisão com a Terra e a reversão abrupta do campo magnético do nosso planeta. Puro delírio! Nada disso tem confirmação científica. A reversão do  campo magnético  que acontece a cada 400.000 anos, não causa nenhum mal a vida na Terra em razão de que esse processo é demasiadamente lento e gradual. Alinhamento de planetas ? Qualquer programa de planetário mostra que isso não ocorrerá. Os planetas Mercúrio, Vênus, Saturno, Júpiter, Urano , Netuno Marte e a própria Terra, estarão do mesmo lado do Sol formando um ângulo de 110°, longe de se falar em alinhamento. Também o propalado alinhamento da Terra e o Sol ao centro da Via Láctea, é algo que acontece todos os anos nos solstícios de 21 de dezembro, com o astro-rei na constelação do Sagitário. Nada portanto de extraordinário. Quanto aos asteroides, os cálculos do órgão responsável por suas posições, o “Minor Planet Center” dos EUA, descarta qualquer ameaça desses objetos ao nosso planeta. Se existe algo que possa ser motivo de preocupação, este algo é a atividade solar cujo máximo está sendo prognosticado para dezembro/janeiro. Um grande número de manchas solares, aliadas a fulgurações (flares), ejeções coronais, CMEs e gigantescas protuberâncias podem acontecer causando prejuízos incalculáveis as comunicações, aos alertas meteorológicos, ao posicionamento global, GPS, operações bancárias, aumento do câncer de pele e podendo até afetar centrais elétricas. Um cenário de fim do mundo mas que não ameaça a humanidade.

QUANTO  AS  PROFECIAS

No centro das previsões mirabolantes para 21 de dezembro , estão os maias, Nostradamus (1503-1566), estudiosos da Bíblia, alguns monges tibetanos, gurus de várias seitas e até algumas culturas nativas americanas. Alegando ter decifrado um código secreto embutido na Bíblia, Michel Drosnin em seu “O Código da Bíblia”, reza que Deus aniquilará a Terra em 2012. Em plena Era Espacial, não faltam pois profecias e arautos do fim dos tempos. É difícil enumerar quantas vezes anjos trombeteiros anunciaram o fim da humanidade. Afinal, incutir o temor nos menos esclarecidos para arrebanhar seguidores, é uma tática milenar que sempre deu certo e lucro garantido. Um pouco de leitura irá mostrar que o mundo já acabou várias vezes e que as profecias falharam 100%. Mesmo assim é desconcertante constatar que a maioria dos crentes, diante de uma profecia fracassada, não desistem e ainda mais se apegam a elas ! Contudo para a liderança dos mais diferentes credos, o apocalipse é uma dádiva de Deus. Impulsionados por um clima da fatalismo, típico de um período de incertezas, descrédito total nas instituições, insegurança, desigualdades sociais, terrorismo, epidemias, revoltas populares, consumo crescente de drogas e desastres ecológicos, grupos religiosos exploram os menos esclarecidos conduzindo-os a um clima de histeria coletiva e promessas fúteis, estabelecendo uma relação de comércio, um balcão onde são assaltados. Recomenda-se pois o uso do conhecimento, da razão e do bom senso, em tudo que diz respeito as profecias apocalípticas para 21 de dezembro deste ano. Quando o dia raiar  em 22 de dezembro, será necessário se preparar para um novo fim do mundo.

8 respostas em “Profecias Não Assustam no Céu de 21 de Dezembro”

  1. Esqueci de perguntar,até quando vai durar esse super aquecimento solar que se encontra no seu máximo grau?Pois, aqui na europa ta fresquinho,mas me preocupo com os brasileiros,poiso Brasil ta sofrendo com esses 4graus a mais nos termometros atualmente.
    Obrigado!

    1. O Sol passa, a cada de onze anos, por um período de máxia atividade, onde percebemos um número maior de manchas solares. As manchas são material aflorando de baixo da superfície, com uma temperatura ligeiramente mais baixa que o material que já está na superfície do Sol. O material na superfície tem cerca de 6 mil graus, enquanto que o material das manchas chega alí com uns 4 ou 5 mil graus. Essa diferença temperatura produz uma diferença na cor, e aparecem manchas escuras na superfície solar, que chamamos de manchas solares.

      Devido ao enrolamento das linhas de campó magnético, que atingem um momento crítico a cada onze anos, como consequência da rotação do Sol, produzindo mais manchas. É semelhante ao enrolamento de um elástico, como expliquei nesse post http://astronomia.blog.br/quem-tem-medo-de-tempestades-solares/.

      O último período de máximo foi entre 2010 e 2011, mas foi um máximo “mixuruca”. Em 2013, espera-se uma outra pequena elevação nas atividades. Veja que isso é algo periódico, e natural, já aconteceu inúmeras outras vezes e nenhum dano ocorreu à vida na Terra! A única coisa que pode acontecer de desagradável é um embaralhamento temporário nas telecomunicações no caso de uma emissão de partículas em uma quantidade e velocidades maiores, o que ocorre eventualmente (em geral nos flares, que são mais comuns em períodos de máxima atividade).

      Note que a máxima atividade não tem nada a ver com “super aquecimento do Sol”. As diferenças de temperatura e da quantidade de radiação que recebemos não é suficiente para causar nenhum efeito negativo sobre a vida na Terra, muito pelo contrário! Existem indícios do efeito dos máximos solares no crescimento de árvores.

      Esse superaquecimento Solar é mais uma falácia, como Nibiru, Ercólubus, Previsão do Fim do Mundo em 2012 pelos Maias e Bicho Papão.

      Não vou incluir o Coelinho da páscoa e Papai Noel nessa lista porque eles são gente-boa.

      Você falou em 4 graus a mais aqui no Brasil? No Rio, mais especificamente em Copacabana, pela minha sensação térmica pessoal parece que tem uns 400 graus a mais no termômetro. Mas sempre foi assim, portanto, nada de acreditar em desequilíbrios solares, ok? 🙂

      Forte Abraço!

  2. Olá Leandro!
    Tenho um voo de portugal para o Brasil,justamente na madrugada do dia 21/12, e fico preocupada com esse tal apagao de 3 dias que disseram poder acontecer.O que voce me diz?Obrigado!

    1. Oi, Luciene!
      Não vai acontecer nenhum apagão 😀

      Pode viajar tranquila que o avião vai funcionar direitinho e o aeroporto vai estar bem iluminado quando vocÇe decolar e quando aterrisar 🙂

      Tudos os boatos sobre acontecimentos apocalípticos e alinhamentos planetários dia 21 foram originados de péssimas interpretações do calendário Maia e da má fé de pessoas talentosas que espalharam fantasias entre pessoas mais crédulas.

      Fique tranquila, e boa viagem!

  3. olha cara vc disse que Nibiru nao existe ne, mas ele ja esta podendo ser visto a olho nu, perto do sol formando dois sois e o alinhamento do sol com a galaxia poderia nao nos causar mal mas acontece quie a camada de ozonio esta toda emburacada, de qualquer modo vamos receber uma rajada de raios elettromagneticos na cara. Alem de estarmos passando pelo efeito estufa e a passagem de Nibiru perto da terra vai dar uma sacudida que vc nem vai ver onde vai parar, sendo este com mais intensidade por causa do efeito estufa. Quero ver como vc vai sair dessa ?

    1. Oh! Você me pegou, Marcelo, não tenho como sair dessa! 😀 Se é que sua última frase foi uma afirmação e o ponto de interrogação foi acidental.

      Você está com o espírito muito belicoso, relaxa um pouco.

      Quer dizer que Nibiru já pode ser visto a olho nu? O.o E perto do Sol formando dois sóis?! Eu adoraria ver uma fotografia disso, tirada aí do seu planeta. Porque aqui da Terra Nibiru ainda não está aparecendo não… 😀

      Marcelo, tome cuidado com as coisas que você lê ela internet. Essa é uma constatação que você pode fazer por si só. Não olhe diretamente para o Sol porque isso é prejudicial para a visão, mas olhe o céu azulado durante o dia. Vc acha que existem dois sóis?

      A camada de ozônio não está mais “emburacada” (sic) como antigamente. De qualquer forma, os buracos permitiam uma passagem de raios ultravioletas com mais intensidade que a ideal. Qualquer tipo de luz é radiação eletromagnética, portanto, estamos recebendo rajadas dela o tempo todo. Ainda bem! Isso significa que existe luz no Universo.

      Efeito estufa é uma coisa boa e necessária para a vida. O problema era a preocupação como efeito estufa exagerado, que também é algo que está perfeitamente bem controlado. O problema atual com relação à natureza é o aquecimento global, que está acontecendo, mas suas causas ainda são bastante discutíveis.

      Não sei exatamente do quê você quera que eu me saísse, mas espero ter me saído bem 🙂

      Forte Abraço!

      1. Amigo, já estou procurando a algum tempo uma informação precisa e isenta de preceitos religiosos, míticos ou qualquer outra baboseira manipuladora de massas.
        Afinal, o que haverá na data em comento?
        Devo colocar um bom óculos de sol para assistir algum evento interessante à beira da praia? Ou só uma data normal?

        Certa vez fui informado de um eclipse lunar que pudesse ser visto a olho nú. Faz bastante tempo e acabei gostando muito. Procuro informações quanto a eventos astrais interessantes que possam acontecer nesta data em virtude dos supostos alinhamentos planetares anunciados.

        Abraços.

        1. Oi, André

          Essa data vai ser um dia comum, com estrelas e planetas no céu. Não vai acontecer nada que não aconteça qualquer outro dia. Nenhum alinhamento planetário bizarro inclusive. A data tornou-se famosa devido a boatos que proliferaram na internet uma interpretação errônea de uma tradição Maia relacionada a seu calendário. Apenas isso.

          Como dia 21/12/12 é uma sexta-feira, e seria lamentável o mundo acabar numa sexta-feira, no dia seguinte, sábado, eu também estarei na praia. Sua ideia foi ótima! Estarei com meus óculos de sol apreciando a bela cor azul do mar e do céu. Sugiro que faça o mesmo! 🙂

          Forte Abraço,
          Leandro

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.