Para la versión en español, haga clic aquí.

No dia 6 de janeiro de 2010 foi descoberto este objeto muito esquisito no cinturão de asteróides. É um novo objeto superficialmente semelhante a um cometa, mas que “vive” entre dois asteróides.

Qual é a diferença entre cometas e asteroides?

É que os cometas tem órbitas muito elípticas e desenvolvem coma e cauda quando perto do Sol, devido à volatilização dos materiais que compõem o cometa. Entretanto, os asteroides tem órbitas pouco elípticas e não se espera que tenham elementos voláteis.

O “misterioso” objeto foi descoberto pelo projeto LINEAR (Lincoln Near-Earth Asteroid Research = pesquisa de asteroides próximos da Terra). O objeto é tão não usual que foi cedido tempo discricionário do Hubble para estudá-lo. As observações parecem sugerir que o objeto formou-se pela colisão de dois asteróides e, por tanto, não é um cometa. Um dos astrônomos que postulou isto é o uruguaio Javier Licandro, do Instituto de Astrofísica das Canarias. Os asteróides, que viajam muito mais rápido que balas de canhão, devem ter colidido em forma frontal. Os astrônomos já tinham colocado as colisões como um mecanismo típico da dinâmica populacional do cinturão de Asteróides, e a poeira criada nestas colisões como causa da poeira que gera a luz zodiacal.

Publicado por Julio Blanco

Nascí em Uruguai há quase meio século. Sou formado como Licenciado em Fisica e também em Astronomia. Me formei no I.P.A. em Montevidéu-Uruguai

2 respostas em “O Que o Engarrafamento no Trânsito Pode Causar”

  1. Olá Lenador/Júlio
    Achei muito interessante este blog (que está mais pra site). Além do mais, certamente muito útil.
    Me ajudou em trabalhos e aulas.
    Um grande abraço e parabéns!!
    Marjory

    1. Oi, Marjory

      Muito obrigado pelo seu comentário! E você tem toda razão, esse “blog” acabou virando um site mesmo 🙂 . Ele começou para ser um pequeno repositórios de textos, mas acabou crescendo e ficando com essa carinha que está aí agora.

      A propósito, o seu blog, “Pequeno Astrônomo” é também muito legal! Eu o coloquei na nossa lista de links de astronomia em português.

      Grande Abraço!

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.