Queda de um corpo sobre si mesmo devido à sua própria gravidade.

No que diz respeito à estrelas, o colapso gravitacional acontece quando a pressão produzida pelas reações de fusão nuclear, ocorrendo no interior estelar, não consegue mais se contrapor à gravidade da estrela. Essa é a causa da grande maioria das supernovas.

 

Ilustração do equilíbrio entre gravidadde e pressão de radiação produzida pelas reações de fusão no interior da estrela. Quando as reações cessam, a gravidade predomina e a estrela colapsa (EM caso de utilização da imagem, por favor, citar crédito para Astronomia.Blog.Br)
Representação do equilíbrio entre gravidade e pressão produzida pelas reações de fusão no interior da estrela. Quando as reações cessam, a gravidade predomina e a estrela colapsa (em caso de utilização da imagem, por favor, citar crédito para Astronomia.Blog.Br)

Publicado por Leandro L S Guedes

Sou Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, faço doutorado no curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, e nesse ano de 2013 estou passando alguns meses na Universidade de Notre Dame, EUA. Tenho interesses em: Astronomia, História, Epistemologia, Filosofia da Ciência.

Uma resposta em “Colapso Gravitacional”

  1. Muito obrigado pela explicação! Sempre tive dúvidas sobre este evento!

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.