UARS visto do Discovery, logo após seu lançamento.

Finalmente a NASA anunciou a queda do satélites UARS (do inglês Upper Atmosphere Research Satellite). Aconteceu entre 0h23m e 2h09m (horário de Brasília) sobre o Oceano Pacífico, sem um local mais específico conhecido.

O satélite foi lançado em 1991 do ônibus espacial Discovery, e sua missão foi conhecer a química das camadas mais superiores da atmosfera. Foi desativado em 2005, e a NASA perdeu completamente o contato com o satélite, de modo que sua destruição na atmosfera não pôde ser feito de maneira controlada.

A notícia boa era que ele provavelmente seria destruído na trajetória, e a ruim, que pedaços certamente chegariam ao nível do mar. Apesar da massa do UARS ser de cerca de 530Kg, nenhuma massa com esse valor chegaria aqui vinda do céu, mas, ainda assim, seria preocupante algum pedaço atingir uma área povoada.

As chances de um desses pedaços cair na cabeça de alguém foram calculadas em de 1 em 3.200 (calculado pela própria NASA). Bom… teria sido mais fácil ganhar um pedaço do UARS na cabeça que ganhar na Megassena, cuja probabilidade é de cerca de 1 em cinquenta milhões (para um único jogo).

Bom, o UARS caiu, não se sabe exatamente onde, mas com certeza ninguém ficou ferido. Quedas de destroços satélites não são exatamente comuns, mas também não são exatamente raridades. Apesar de a maior parte do lixo espacial que envolve a Terra ser composta de peças pequenas, com alguns centímetros de extensão, objetos maiores como o UARS também fazem parte da poluição humana que se estende para acima da atmosfera terrestre.

Publicado por Leandro L S Guedes

Sou Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, faço doutorado no curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, e nesse ano de 2013 estou passando alguns meses na Universidade de Notre Dame, EUA. Tenho interesses em: Astronomia, História, Epistemologia, Filosofia da Ciência.

4 respostas em “UARS Caiu, e Tudo Bem”

      1. Oi Leandro… na pesquisa encontrei esta página, sou estudante de relações internacionais e minha mono é em responsabilidade por dano ao meio ambiente por objeto espacial . Gostaria muito de poder conversar com você. Deixo meu email.
        r#####@####l.com
        Peço por favor que possamos ter um contato para Enriquecer meu trabalho. Obrigada.

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.