A busca de exoplanetas, ou seja, planetas fora do Sistema Solar, continua sendo um dos mais promissores ramos da Astronomia. Até o dia de hoje, 10 de abril de 2012, existem cerca de 700 planetas confirmados e mais de 1.000 aguardando confirmação. A estrela HD10180 tem contribuído bastante para a compreensão e o estudo de exoplanetas. Muito semelhante ao Sol em suas características gerais, esta estrela é a primeira a apresentar um número de planetas maior que o verificado em nosso sistema planetário.

Estudos mostram que a estrela HD10180 possui nove planetas com massa entre 1,3 e 65 massas terrestres e com períodos orbitais de 1,3 a 2.300 dias terrestres. Esta estrela encontra-se a 128,5 anos-luz e apresenta tipo espectral G1V (o Sol é do tipo G2V).
Estes dados foram obtidos pela câmera astronômica HARPS, uma buscadora de planetas que utiliza o método de velocidade radial de alta precisão, montado em um telescópio de 3,6 metros no Chile. Os pesquisadores brasileiros estão muito próximos de poder utilizar os instrumentos do Observatório Europeu do Sul. Esperamos que o Senado Federal faça a sua parte e ratifique o acordo firmado no final de 2010 possibilitando a entrada do país no consórcio astronômico.