Os últimos dias de março de 2014 foram bem agitados para os pesquisadores que estudam o Sistema Solar. No dia 26 tivemos a coletiva de imprensa no Observatório Nacional e a publicação na revista Nature dos resultados que comprovam a presença de dois anéis ao redor de um asteroide (para mais detalhes, veja aqui ou aqui)
Nesta mesma revista eletrônica foi anunciada a descoberta de um novo planeta-anão. Denominado 2012 VP113, está muito distante do Sol, seu periélio, ou seja, o ponto de sua órbita mais próximo do Sol encontra-se a 80 Unidades Astronômicas – uma Unidade Astronômica (UA) é a distância média entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros.

Apenas a título de curiosidade, os planetas rochosos e o cinturão de asteroides encontram-se a distâncias que variam entre 0,5 e 4,2UA; os planetas gasosos estão entre 5 e 30UA e o Cinturão de Kuiper, onde se encontram vários objetos e um grande número de planetas-anões como Plutão, Quaoar, Makemake, Haumea, etc, está localizado entre 30 e 50UA. Sedna era o único objeto que se encontrava além deste limite, com um periélio de 76UA.
Descoberto pelos pesquisadores Scott Sheppard e Chadwick Trujillo, 2012 VP113 é o segundo objeto observado da região interna da Nuvem de Oort (região que envolve todo o Sistema Solar onde se encontram bilhões de núcleos cometários).
Os autores desta descoberta observaram algumas semelhanças entre as órbitas de Sedna e de 2012 VP113, sugerindo a existência de um corpo com grande massa que estaria perturbando as órbitas destes planetas-anões. Eles argumentam que a necessidade da presença desta super Terra se dá pela similaridade das órbitas e a grande distância em que estes objetos se encontram dos demais planetas.
Como dito anteriormente, esta última semana de março de 2014 foi de grandes descobertas sobre o Sistema Solar. Novos dados estão sendo compilados e tratados e devemos esperar, brevemente, devido à rapidez com que a tecnologia avança e novos telescópios são construídos e até enviados para o espaço, notícias bombásticas acerca do nosso sistema planetário. Aguardemos.

Uma resposta em “Semana de Descobertas no Sistema Solar”
Sem falar que teve mais uns três Planetas Anões, Kubewanos, encontrados depois. 🙂