Áreas de Atuação: Pesquisa X Divulgação

Perguntas e Comentários FeitosCategoria: Formação em AstronomiaÁreas de Atuação: Pesquisa X Divulgação
Mariana Staff perguntou há 8 anos

Olá!

Eu sempre admirei muito a ciência, o universo, as descobertas, os planetas, os fenômenos, e tudo o mais. E também sempre fui razoavelmente boa em exatas. Esses foram os principais motivos que me levaram a fazer Física. Durante minha graduação, porém, venho percebendo que a carreira de pesquisador não me agrada tanto quanto eu imaginava. Gosto dos fenômenos, mas não gosto muito dos métodos que os pesquisadores usam pra chegar até eles… Entende? Por exemplo, muita coisa envolve programação, ou simulações computacionais, ou a coleta de dados extremamente detalhados, ou a leitura de artigos muito extensos e cansativos. Pelo menos na Física é assim, não sei se o universo do curso de Astronomia é um pouco diferente. Não consigo imaginar minha vida produzindo artigos do tipo que eu mal consigo ler, pois acho cansativos, quanto menos escrever. Percebi que me decepcionei com o mundo da pesquisa.

Além disso, não gosto da ideia de dar aulas.

Daí, pensei em trabalhar com divulgação científica. Produzir textos para crianças, ou até para adultos que não são do meio acadêmico (entre outras maneiras de divulgar), já não me parece cansativo. Mas eu não sei exatamente como funciona esse meio. Existem pessoas da área de Física ou Astronomia que trabalham apenas com divulgação científica, sem ter que produzir pesquisa? Se existem, qual é a formação dessas pessoas? Graduação, mestrado, doutorado? E como fazem pra chegar até esse trabalho? Concurso? Como essas pessoas fazem a divulgação científica, como é a jornada de trabalho?

Como deu pra perceber, tenho muitas dúvidas… Desculpe fazer tantas perguntas! Mas é realmente difícil saber isso tudo, e são decisões muito importantes que eu preciso tomar. Se puder ajudar respondendo minhas questões, ficarei muito grata!

Abraço!

0 Respostas
Leandro L S Guedes Staff respondeu há 8 anos

Ops…

 

Aparentemente você está tentando visualizar uma pergunta privativa, que foi enviada por um usuário do Fórum para outro usuário do Fórum, e não é uma pergunta pública.

Mas fique tranquilo, clique aqui e volte para o Fórum-Astronomia.

ET boladão
ET boladão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.