Astrônomos conseguiram identificar detalhes da distribuição de nuvens de hidrogênio entre as galáxias de Andrômeda (M31 no catálogo de Messier) e Triangulum (M33 no meso catálogo). As nuvens já eram conhecidas desde 2004, mas a qualidade das imagens obtidas com esquipamentos atuais permitiram uma definição bem melhor que nas primeiras observações.

Essa nuvens foram observadas numa região aparentemente vazia do espaço intergaláctico. O átomo de hidrogênio neutro, referenciado como HI, é muito comum dentro de galáxias e é observado por uma transição eletrônica que produz uma radiação com comprimento de onda de 21 centímetros. Apesar da abundância no interior das galáxias, as concentrações são muito baixas entre as galáxias, o que dificulta a observação.

hi_entre_31_e_m33
Representação artística das nuvens de HI entre as galáxias de Andrômeda, acima, e Triângulum, abaixo. (Fonte:NRAO)

Essa observação me lembra algumas imagens de céu profundo obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble, mostrando uma miríade de galáxias em regiões aparentemente vazias do céu. Isso nos faz pensar seriamente sobre até que ponto o vazio não está ligado à nossa capacidade de percepção.

Leia mais sobre as nuvens aqui (em inglês): http://www.nrao.edu/pr/2013/gbtclouds/

Publicado por Leandro L S Guedes

Sou Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, faço doutorado no curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, e nesse ano de 2013 estou passando alguns meses na Universidade de Notre Dame, EUA. Tenho interesses em: Astronomia, História, Epistemologia, Filosofia da Ciência.

2 respostas em “Nuvens de Hidrogênio entre Andrômeda e Triangulum”

  1. Leandro, há um erro na primeira estrofe:
    “… e Triangulum (M33 no meso catálogo). …”
    Faltou um “m” ali 😉

    Pode excluir a resposta quando arrumar, e parabéns pelo blog.
    Muito bom 😉

    1. Guilherme, obrigado!!! Claro que vou deixar seu comentário aqui, como agradecimento pela atenção, e como estímulo a que mais leitores assíduos e atentos como você passem por aqui 🙂 Muito obrigado pelos seus comentários, e espero conseguir sempre melhorar esse pequeno espaço para que possamos sempre trocar Astronomia. Forte Abraço!

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.