Do dia 29 até 31 de outubro de 2009 aconteceu em Montevidéu – República Oriental do Uruguai, o “I Encontro Latino Americano de Didática e Ensino de Astronomia”: I ELDEA (siglas em espanhol) organizado pela Associação de Professores de Astronomia do Uruguai. Este evento contou com a participação de professores de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

No terraço do Liceu IAVA, em frente ao observatório do colégio

eld2

As reuniões aconteceram no Observatório Montevidéu e nele 40% das atividades foram destinadas a formação permanente dos professores de Uruguai. Por isso, a Associação de Professores de Astronomia do Uruguai, APAU, convidou: Dr. Leandro Guedes (Brasil – Planetário da Gávea) para ditar um curso sobre Dinâmica e Estrutura da Galáxia; ao Dr. Jaime Vilas da Rocha (Brasil – UNIRIO) com o curso: Matéria Escura e ao Dr. Tabaré Gallardo (Uruguai – UDELAR) com o curso Evolução Estelar.

eld4

eld3

Nas sessões de conferencias que se apresentaram no salão de atos do Instituto IAVA, contaram com a participação de vinte conferencistas de toda America Latina. Também houve sessão de painéis por parte de estudantes da pós-graduação. As atividades organizadas pela APAU incluíam visitas a colégios de ensino fundamental e meio, todos públicos onde os participantes poderiam se interiorizar do currículo de Astronomia no sistema de ensino uruguaio.

eld6

eld5

Também foi visitado um dos tantos observatórios dos colégios públicos espalhados pelo Uruguai, todos eles pertencem ao Conselho de Ensino Secundário de Uruguai, esta vez os visitantes foram para o Instituto Hector Miranda, onde estiveram presentes numa aula do Prof. Jorge Ramírez.

A Direção de Turismo da Prefeitura de Montevidéu, deu de brinde um excelente passeio pela cidade que incluía a Cidade Antiga e o Centro, a Fortaleza, El Prado, o Palácio Legislativo e outras atrações turísticas da cidade.

eld8

eld7

A maior parte das sessões de trabalho aconteceram no local do Liceu N°35 “Instituto Alfredo Vazquez Acevedo” onde está o complexo do Observatório Montevidéu. A cerimônia de abertura esteve a cargo da Direção do liceu, da diretora do Observatório Montevidéu: Profa. Silvia Dalla Zuanna, e a Inspetora Docente de Astronomia: Mag. Reina Pintos Ganón.

Na reunião final foi resolvido que o próximo ano seja realizada o “II ELDEA” em Uruguai e que logo sejam realizados outros nos diferentes países, Brasil ofereceu sediar o “III ELDEA” possivelmente em Blumenau no ano de 2011 ou 2012, dependendo da periodicidade com que no próximo os diferentes representantes decidam realizar estes encontros.

Já estão às datas do “II ELDEA” que será realizado de 23 ate 25 de setembro de 2010 em Uruguai. Em breve os organizadores estarão enviando os materiais de trabalho.

Publicado por Julio Blanco

Nascí em Uruguai há quase meio século. Sou formado como Licenciado em Fisica e também em Astronomia. Me formei no I.P.A. em Montevidéu-Uruguai

Uma resposta em “Informe I ELDEA”

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.