Foto de uma televisão mostrando imagens de Alan Shepard jogando golfe na Lua
Foto de uma televisão mostrando imagens de Alan Shepard jogando golfe na Lua

Há trinta e cinco anos, no dia 31 de janeiro de 1971, partiam para o espaço os astronautas da missão Apollo 14. Essa foi a terceira missão tripulada a pousar em nosso satélite, e a que levou os primeiros homens a deixarem registros de atividade esportiva na superfície lunar.

Acoplado ao cabo de um equipamento para coleta de material, havia a extremidade de um taco de golfe, mais precisamente um ferro seis. A peça havia sido incluída na bagagem pelo capitão Alan Shepard, que também levou duas bolinhas de golfe. Durante a segunda caminhada realizada em solo lunar, Shepard retirou do bolso de sua roupa de astronauta uma das bolinhas, e a deixou cair no chão. Em sua primeira tacada, Shepard acertou “mais poeira que bola”, como disse seu companheiro de caminhada, Edgar Mitchell, piloto do módulo lunar. A segunda tacada fez a bolinha se afastar menos de um metro, e na direção errada. Shepard anunciou que a próxima seria melhor. E realmente foi… pelo menos a bolinha saiu na direção certa. Com a segunda bolinha, Shepard conseguiu uma tacada semelhante à anterior.

A performance desengonçada das primeiras tacadas de golfe na Lua foi conseqüência da roupa de astronauta, que não permite a maleabilidade necessária. O balanço característico dos jogadores de golfe, chamado swing, se transforma numa manobra complicada dentro de uma dessas roupas, mesmo para os mais experientes. O golfista não conseguiu, sequer, utilizar as duas mãos para segurar o taco. Mas, longe de querer exibir sua técnica, Alan Shepard certamente tinha o objetivo de mostrar a trajetória de uma bolinha arremessada sob a ação da gravidade lunar.

Gravidade é a força atrativa que existe entre corpos que têm massa. Uma das fórmulas mais fundamentais da física, F=ma, nos diz que qualquer força é igual a uma massa vezes uma aceleração. Assim, a força gravitacional que age sobre um corpo é igual à sua massa multiplicada pela chamada aceleração da gravidade, que é gerada por um outro corpo que também possui massa. Quando um objeto está sob a aceleração da gravidade de outro, dizemos que ele tem peso. O peso de um objeto depende, então, de sua massa, e da massa do corpo que está gerando a aceleração da gravidade.

A diferença entre a aceleração da gravidade na superfície da Lua e na superfície da Terra faz com que os objetos pesem menos por lá (e note que eles continuam com a mesma massa!). Por isso, um astronauta consegue dar saltos mais altos e ficar mais tempo suspenso do que conseguiria na Terra. Se Shepard tivesse condições de dar uma tacada como costumava fazer na Terra, teríamos visto a bolinha se deslocando numa trajetória muito mais longa que a trajetória obtida por uma tacada semelhante num campo de golfe terrestre.

Edgard Mitchell caminhando na Lua
Edgard Mitchell caminhando na Lua

Edgar Mitchell, piloto do módulo lunar, foi contagiado pelo espírito esportista de seu capitão. Com o cabo de uma pá, realizou o primeiro arremesso de “dardos” fora da Terra. Numa fotografia memorável, tirada através de uma das janelas do módulo lunar, a tripulação registrou uma bolinha de golfe e um dardo improvisado, repousando tranqüilos em uma cratera. Na paz cinzenta da superfície lunar, ficaram registros humanos de esporte, uma atividade utilizada desde tempos antigos para celebrar a união entre os povos da Terra.

Astronautas da Apollo 17, a última das Apollos, demonstraram o efeito da pequena gravidade da Lua utilizando um esporte mais popular em nossa país. Num estilo bem brasileiro, os astronautas “bateram uma bolinha”, utilizando um pedregulho lunar com massa de mais de 90kg. Ainda que os primeiros passes de futebol já tenham sido ensaiados na Lua, quem sabe o primeiro gol não será marcado por um brasileiro, num autêntico campo de futebol lunar?

Uma versão resumida desse texto foi publicada em janeiro de 2006 na Curiosidade do Mês no folder e site da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro