Categorias
Blog

Footer, Mu ou Não Mu, Versão em Inglês

O problema do rodapé que sumia era causado por um widget do plugin que permite o envio de um post por e-mail para algum amigo. Esse widget deveria mostrar uma estatística dos posts mais enviados, mas nunca funcionou.  E além de não funcionar, impedia o carregamento de todo o mais que estivesse abaixo dele, inclusive o rodapé da página.

Retirei o widget e tudo voltou a funcionar. Reinstalei um antigo plugin de formaulário de contatos ( em “Contato“), e acho que, finalmente, o site está legal de plugins.

O próximo passo que já está sendo dado é trabalhar em uma versão em inglês para todo o site. Pensei nisso com a ajudo do meu amigo Sandro, que administra o servidor onde etsá o site, e oWordPress-Mu parecia uma boa maneira de administrar as várias versões. Mas depois de alguns testes, me pareceu mais complicado que o necessário, e potencialmente arriscado para os links que já existem no site. Os desenvolvedores prometem resolver esse peoblema nas futuras versões do Mu.

Talvez essa seja uma boa alternativa para quem está começando uma rede de sites agora, e todos os links serão montados já com o WordPress-Mu instalado. Não é o meu caso, que tenho mais de 80 posts no site.

Parece que a melhor alternativa para mim será manter uma outra instalação do WordPress que já tinha feito quando comecei a trabalhar na versão em inglês (http://astronomia.blog.br/en/). São instalações diferentes, então as configurações que eu quiser iguais terão que ser feitas duas vezes. Detesto esse tipo de redundâncias, mas acho que, na atual configuração, serpa a melhor alternativa.

Por Leandro L S Guedes

Astrônomo, Diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Msc., Dr., Astrofísica Extragaláctica, História e Filosofia da Ciência.