Maio começa com um espetáculo celeste: entre os dias 5 e 6 acontece o pico de atividade da chuva de meteoros Eta Aquáridas, originada poeira deixada no espaço pelo famoso cometa Halley.
As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra cruza o rastro de poeira deixado por um cometa ou alguns asteroides. A grande maioria das chuvas está associada a cometas mas há exceções, associadas a asteroides. Esses pequenos fragmentos sólidos entram na atmosfera terrestre e se queimam, produzindo os meteoros que também chamamos de estrelas cadentes. A maioria tem realmente o aspecto de uma estrela caindo, cruzando uma parte do céu, mas alguns chegam a deixar rastros e até a fazer barulho!
As Eta Aquáridas ocorrem quando a Terra passa pelo rastro deixado pelo famoso cometa Halley, que retorna às proximidades da Terra a cada 76 anos.
O pico de atividade este ano (2025) deve acontecer entre as noites de 5 ou 6 de maio. Procure um lugar com pouca iluminação (mas se mantenha em segurança!). Para observar qualquer chuva de meteoros não é necessário binóculos ou telescópios.
O radiante, como diz o nome da chuva, está localizado na constelação de Aquário.
Aproveite o Dia Internacional da Astronomia em 3 de maio para se reconectar com o cosmos.
Bons Céus!
Saiba Mais:
- National Geographic Brasil: Chuva de estrelas do cometa Halley e Lua das Flores
- Star Walk: Eventos Astronômicos em Maio de 2025
- Wikipedia: Eta Aquáridas
#EtaAquáridas #CometaHalley #ChuvaDeMeteoros #Astronomia #CéuNoturno #Maio2025 #ObservaçãoAstronômica #AstronomiaBlogBr