As Sombrias Previsões do Calendário Maia

Desde os primórdios da civilização, tanto a harmonia como catástrofes naturais, tem sido interpretadas como intervenção divina. Em todas as culturas está presente a crença que assim como houve um começo, também haverá um fim. Até hoje não faltam profecias e arautos do ‘fim dos tempos’. É difícil enumerar, quantas vezes anjos trombeteiros anunciaram o fim da humanidade. De todas as profecias, a mais comentada atualmente refere-se aquela contida no Calendário dos Maias. Afinal, que calendário é esse desenvolvido por uma civilização que nem conhecia a roda ? Como conseguiram, pelas posições do planeta Vênus, estabelecer um calendário mais preciso que os europeus ?

UM  CALENDÁRIO  COMPLEXO

El Caracol (http://www.theproblemsolver.nl/travel/mex1105s.jpg)

Na cidade de Chichén Itzá, os astrônomos-sacerdotes erigiram um observatório conhecido como ‘El Caracol’. Conseguiram confeccionar tabelas para previsões dos eclipses solares e lunares, conjunções de planetas e medir com precisão os movimentos do Sol, Lua e do planeta Vênus. Isto permitiu estabelecer três calendários, caso único no mundo. O Haab solar de interesse civil com um período de 365 dias,   com 18 meses; o Tzolkin que era um calendário ritual de 260 dias e o Cálculo Longo, usado para calcular longos períodos de tempo. O Calendário Tzolkin se reunia ao Haab em um complexo ciclo em que os dias de cada um desse calendário, terminavam por se encontrar no mesmo ponto a cada 52 anos quando então começava novo ciclo. O terceiro calendário,  o Cálculo Longo, era   baseado numa unidade de 360 dias chamada de ‘tun’. Segundo alguns especialistas, o inicio do Cálculo Longo ocorreu em 11  de agosto de 3114 a.C. com o  5º Grande Ciclo e que terminará em  21 de dezembro de 2012. Segundo a cosmologia maia, nosso planeta possui 5 grandes ciclos, ou eras, cada um com 5.125 anos.  No final do 5º Ciclo profetizaram que iria ocorrer uma mudança radical com violentos terremotos, erupções vulcânicas e furacões devastadores. Mas os maias nunca afirmaram que isso era o fim do mundo e sim um período gradual de transformação. Para eles, segundo o pesquisador Steven Alten, 4 já passaram e todos terminaram em destruição e renovação. Os maias acreditavam que o ‘universo’ era destruído e recriado novamente. Se pensarmos que nosso planeta já foi alvo de 5 extinções em massa e que a natureza se encarregou de recompor tudo novamente, a crença dos maias é realmente extraordinária !   Outrossim é valido assinalar que existem divergências entre o calendário maia e o gregoriano que utilizamos. Assim sendo, estudiosos acreditam que as atuais conversões podem estar erradas  em cerca de 50 ou 100 anos. Isto se estiver correto, mudaria   o suposto e exagerado ‘apocalipse’ de 2012 para décadas à frente ou décadas atrás. Talvez os maias tenham se enganado e não seja preciso muitas dores para o parto de uma nova civilização ou nova mentalidade. Assim, é possível que não tenhamos mais catástrofes do que o normal, no contexto de uma civilização que destrói seu próprio ecossistema em nome de um desenvolvimento que é conhecido como, muito dinheiro para poucos e o resto que se dane ! Se o mundo não acabar em 2012, teremos mais tempo, mas se o mundo acabar, vamos usar o tempo que nos resta para torná-lo melhor.

39 pensamentos em “As Sombrias Previsões do Calendário Maia”

  1. Adorei o seu blog! vc levou muito esclarecimento para as pessoas que o visitaram, palavras de incentivo e coragem, para não desistirem da vida apesar de dura!!!parabens!!!

    1. Muito Obrigado, Angela!

      O objetivo do blog como um todo é exatamente esse: eliminar fantasias que só geram medo e estimular os leitores a terem um pensamento mais científico. E, claro, a jamais desistirem da vida!! Até porque, a vida fica muito mais legal quando a gente vive sem medos infundados, e quando aprendemos a descobrir como a natureza pode ser estimulante por si só.

      Fico muito feliz de você compartilhar comigo desse espírito! Muito obrigado, do fundo do coração.

      Forte Abraço!

  2. Leandro desses comentários os seus são os mais sensatos…..vc disse tudo…..

    1. Muito Obrigado, Ivonilde!

      Eu até parei de responder alguns e, infelizmente, tive que não permitir outros porque eram absolutamente ofensivos e fora de contexto. Eu só não autorizo algum comentário em casos extremos, como quando aparece linguagem chula, mas, infelizmente, nesse post tive que não autorizar vários por causa de conteúdos agressivos que jamais encontrarão espaço aqui.

      Acho muito bonita a fé séria e sincera que, obrigatoriamente, traz consigo o respeito. Mas quando é usada para criar confusão, me parece que não se trata de fé exatamente.

      Muito obrigado por sua visita, Ivonilde e por suas palavras.

      Forte Abraço!

    2. Concoordo com vc Ivonilde e parabéns ao Leandro por seu post e suas colocações, Que Deus Abençõe a todos e que esse Deus seja o Deus do amor ao próximo, da paz e da harmonia entre os seres humano e não um Deus que alguns falam com medo e com preconceito a outras crenças. Bom dezembro a todos.

      1. Guto,
        Muito obrigado por seu comentário tão belo e lúcido! Que você seja também um exemplo de amor verdadeiro e colocado em prártica, como deve ser. Tenho certeza que todas as religiões pregam esse amor prático, que só pode resultar em respeito e atitudes construtivas.

        Esse post não foi escrito por mim, mas pelo Nelson Travnik que sempre me envia seus ótimos textos.

        Mais uma vez, obrigado por suas belas palavras.
        Forte Abraço!

  3. Na minha opinião quem vai acabar somos nós. Pois esta morrendo mais pessoas e nascendo muito poucas. Pois a humanidade perdeu o amor próprio e pensa somente em si msmo e na vidinha mediucri que levam querem tudo e quando morrem não levam nada. Deus ensinou o amor dando seu unico filho pra morrer por nós. nos ensinar amar uns aos outros, mas são poucos que aprenderam desse amor.

    1. Oi, Rose

      Independente de religião, concordo com você que a falta de amor é um dos nossos maiores problemas sociais, falando quanto à sociedade humana como um todo. E as religiões institucionalizadas parece que falharam em propagar esse amor, você não acha? Mesmo o cristianismo matou e perseguiu muita gente em nome da fé. Acho que a resposta para o amor não está nas religiões institucionalizadas, mas na intuição. Amar o próximo e intuitivo!

      Obrigado por sua visita, volte sempre.

      1. Leandro, esse foi o melhor comentário que já vi. Você esta corretíssimo. Acho que as religiões institucionalizadas ao invés de unir todos os povos fazem justamente o oposto, separam em células onde cada uma acha que a sua é a verdadeira gerando com isso intolerância e conflitos. Por isso que assustadores 80% dos conflitos mundiais atualmente tem algum fim religioso. Meus parabéns amigo.

  4. Sabemos que os sinais são fortes, Assim está escrito no livro do Apocalipse. Acreditemos em “DEUS” Pai e Soberano de Todas as coisas, Mas, que está perto do fim, não duvidem.

  5. o mundo so vai acabar o dia que deus quer,nao tem hora data pode ser a qualquer momento, ate mesmo agora.o tempo so a deus pertence!

  6. laura o que vc fais é uma cois linda de sempre agredecer por deus a vida que levamos,deixe a ciência de lado e continue acreditando no todo poderos deus que ele te siga e te proteja porque é a fé que nos move, eu sei que é deus que nos ilumina

    abração
    e fique com deus

  7. Ñ sei se o mundo vai acabar ou não …Mais sei q só Deus sabe o dia..a hora ..vcs astrônomos podem até acertar que será dia 21 de Dezembro…Mais uma coisa eu digo vcs ñ tem certeza..mais na Minha opinião eu ñ queria q acabasse ..e se acabar queria q fosse só para aqueelas pessoas ruins.. Uma pergunta Leandro? VC ACREDITA EM DEUS??

    1. Oi, Leydiane

      Obrigado por ter escrito.

      Nenhum Astrônomo jamais disse que o mundo vai acabar dia 21 de dezembro de 2012 ou em nenhuma outra data qualquer. É exatamente o contrário, o que estamos querendo dizer (com esse post, inclusive) é que esse boato criado por uma má interpretação do calendário maia e amplamente divulgado pela internet é falso, e tem criado um pânico infundado em alguns grupos de pessoas. O esforço da ciência e da divulgação científica com relação a esse assunto tem sido o de acabar com esse mito e de alertar as pessoas para que fiquem mas atentas aos boatos espalhados por pessoas mau intencionadas pela internet.

      Sua última pergunta é bastante pessoal e prefiro discuti-la de maneira privada. Mas, como acredito que tenha sido uma pergunta sincera sem qualquer intenção preconceituosa, posso te responder algo por aqui, sim. Minha religiosidade já oscilou muito em sua forma, e sou fascinado pelas religiões e sua história, pois elas falam muito do ser humano e de como este buscou se localizar no mundo. Pessoalmente, onde meus estudos e minha intuição me levaram hoje (novembro de 2012), eu acredito muito na mente humana, e não acredito em um Deus no sentido ocidental da palavra.

      Forte Abraço!

  8. nem os anjos do ceu sabem quando vai acabar o mundo avalir as pessoas da terra,

  9. oi,leandro.
    eu entendi o teu comentário e também acredito que só é um calendario que irá terminar, e não tem nada a ver com fim de mundo.
    Fim de mundo para mim não existe, se tiver que acaber vai ser por nossas mãos mas é muito grande pra se conseguir terminar. A natureza se refaz todos os dias e se adapta as consequencias que provocamos.
    obrigada!!!
    abração!!!

    1. Oi, Dalila!

      Muito obrigado pelo seu comentário. Você tem toda a razão! É apenas um calendário, e nenhuma profecia trágica foi feita. É isso que estamos tetando explicar nesse site e em vários outros de divulgação científica.

      Eu tenho a mesma percepção do poder de reestruturação da natureza que você. Acho maravilhosa essa capacidade de adaptação e de autopreservação da natureza. A melhor coisa que podemos fazer, e acho que já estamos fazendo, é nos conscientizar das ações humanas exageradamente agresivas, e dar o devido tempo para a natureza se recuperar. Só isso. E me parece que estamos sendo relativamente bem sucedidos, apesa de ainda existirem muitas pessoas e instituições que colocam intereses momentâneos (como lucros rápidos) na frente de um interese de longo prazo do planeta. Mas eu ainda acho que os bons são maioria 🙂

      A Terra tem tudo para ser um planeta equilibrado e um lugar cada vez mais belo para se viver.

      Forte Abraço, Dalila!

  10. leandro n fala assim antes de falar as coisas que n agrade a deus vai ler a biblia e prucurar uma igreja pois quem fala assim de deus tem castigo viu i porque vc nao vai orar e pidir pra desu mudar teu coração hem

    1. Oi, Laura

      Pelo seu outro comentário, me parece fortemente que você está comentando um texto que não leu. A ideia de postar comentários é ler um texto, e deixar comentários, não fingir que leu e comentar sem ter lido. Isso me parece hipocrisia… e o que Jesus falou mesmo sobre os hipócritas, hein?

      De qualquer forma, gostaria muito que você me explicasse com clareza o que eu disse que poderia desagradar Deus (caso ele exista como você o concebe). Por favor, me diga com clareza porque realmente não sei onde escrevi isso.

      Sugiro também que você procure mudar seu coração para ter menos medo nele.

      Um Forte Abraço!

  11. isso mesmo nathasha ningem pode passar por cima de Deus tentando assustar pessos com coisas que nao tem nada a ver ningem pode passar por cima de deus nem mesmo tentar por que ele é o grande, eu vi na tv que pessos até si matarão por cupa desse calendario eu nao estou preocupada com isso pois si o mundo acabar agora e eu sei que eu sou lavada com o sangue de cristo ciencia nem uma pode decifrar quando o mundo acabar e vcs n precisão se preocupar tudo isso esta nas mãos de deus por inquanto agente so tem que viver agradecendo por tudo que deus tem feito por nos deixe a ciencia pra la pois eu sei que se Jesus voutar hj i vc ficar n foi por que n teve igreja foi porque vc n procurou igreja .. e deixe quem inventou essa besteira pra la pois deus vai castigalo esqueça de tudo que tem acontecendo so glorifique seu deus pois isso vai passar i quando deus voutar vc sobe mais si vc der morar as coisas do mundo vc n sobe fica no sofrimento do fim do mundo e dopois no sofrimento do inferno leia a biblia principalmente o salvo de apocalipse beijos

  12. o que tem a ver o fim do mundo com o calenadrio maia . uma civilizacao que nao foi capaz de sobreviver ate hoje…

    1. O fim do mundo não tem nada a ver com o calendário maia, mas até que ponto os mais não sobreviveram? Eles parecem culturalmente mais vivos que nunca em plena era da internet.

    1. Obrigado, Fernanda. Fico feliz de ter colegas competentes que escrevem nesse site com o intuito de esclarece as coisas de um ponto de vista, diganmos, “não circense” ou “com os pés no chão”. Esse assunto tem realmente gerado muitos problemas educativos, principalmente em crianças. E pelos próprios comentários aqui, vc pode ver que há quem pense que foi a ciência que disse que o mundo vai acabar em 2012… Hahahah 🙂

      Muito obrigado por seu comentário.

  13. Acredito que o mundo acabará sim para cada um em seu tempo certo, prefiro acreditar em um Deus do impossivel do que em hipóteses de cientistas pelo qual ja ouvi muito falar no fim em 2000 e olha onde chegamos… 2012.. e passando 2012 qual ano será novamente profetizado??? Deus sabe de tudo e de todos, ele tem seu tempo e com certeza não irá anunciar em sites…. Isso só faz as pessoas perderem a linha e se martirizarem de algo.. ou sofrer… E não há uma queda de folha de uma arvore sem a permisão de Deus…

    Boa noite!

    1. Oi, Regiane!

      Obrigado por seu comentário. Mas antes de fazer seu próximo comentário em qualquer lugar, leia primeiro o post. Nenhum cientista jamais disse que o mundo iria acabar no ano 2000 e muito menos em 2012. Nunca foi uma previsão científica o fim catastrófico do mundo. Pelas suas palavras, é fácil ver que você leu o título desse post mas não leu o conteúdo 😉

      E já que você acredita em “um Deus do impossível” (seja lá o que significar isso), que tal pedir a Ele para que as pessoa sejam menos arrogantes e agressivas em sua comunicação? Ah! E peça a ele também que as pessoas leiam os textos que forem comentar antes de comentarem… 😀 E que tenham senso de humor!

      Amém, Aleluia e Saravá!

  14. realmente keria ke DEUS acabasse com o mundo pois tem muitos inocentes nas maõs de vagabundos e realmente o mundo esta uma droga e poca vergonha horrivel!!!

    1. Que isso, Beatriz!

      O mundo ão está tão ruim asim não! 🙂 Temos belezas naturais e pessoas boas também. Não desista de areditar!

      Toma um chopp, escute uma boa música e tudo vai ficar bem! 😀

      Bjs, e obrigado pelo comentário!

      1. Oh céus! esse povo que anda comentando é que parece que quer profetizar o fim do mundo ,ô bando de ignorante!é apenas um esclarecimento sobre o calendário de um ciclo que está terminando,enão o mundo,tanto que podemos perceber as mudanças climáticas ler é cultura e conhecimento,certo irmaos ?
        bjs e obrigado pelo espaço.

        1. Gisele, eu é que agradeço muito por seu comentário!

          Sempre que alguém como você, com um claro entendimento sobre as coisas, aparece por aqui, sinto um grande fôlego para continuar.

          Forte Abraço!
          Leandro

Os comentários estão desativados.