Faleceu dia 25 de julho de 2014 o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Todos que gostam de astronomia já ouviram falar nesse nome e já leram muitas coisas escritas por ele. Mourão foi o maior exemplo de divulgação científica que o Brasil já conheceu, tanto pela extensão de sua obra, como pelo rigor e cuidado com que cuidava das informações científicas traduzidas para o público.

ronaldo_rogerio_de_freitas_mourao

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Ele foi minha grande referência e inspiração durante minha infância. Bom, desde sua morte tenho tentado escrever algo para o Astronomia.Blog.Br, mas as palavras somem. Transcrevo abaixo do tracejado um trecho do último boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) de 28/07/2014. Esse boletim que é enviado periodicamente para todos os astrônomos associados. Nessa edição veio uma homenagem da nossa diretora Adriana Valio e uma citação do astrônomo Pierre Kaufmann da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Mourão, obrigado por tudo. Pelos papos rápidos que tive com você quando, ainda criança, meus pais me levaram para observar um eclipse do Sol na praia de Copacabana e no Museu de Astronomia em uma observação de Marte. Pelos papos rápidos nos corredores de congressos quando eu já era astrônomo formado. Por toda inspiração que você deu a mim e a todos os astrônomos da minha geração, e que passaremos para os futuros. Tudo o que faço nos meus textos, nas conversas que tenho com o público que visita o Planetário do Rio e nos meus trabalhos de pesquisa, tem um pouco de você. Descanse em paz.

==========================================================
2. Nota de falecimento: Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (1935-2014)
(Comunicado por Adriana Válio em 27/07/2014)

 

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão nesta sexta-feira, 25 de julho de 2014 aos 79 anos. Um dos mais importantes astrônomos brasileiros, dedicou-se incansavelmente à divulgação de Astronomia. Com centenas de artigos publicados para o público geral, inspirou gerações de jovens astrônomos. Idealizador e fundador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro em 1984, sua área de atuação profissional era em estrelas duplas e objetos do Sistema Solar. Foi também um dos fundadores da Sociedade Astronômica Brasileira em 1974, tendo permanecido nosso associado por 40 anos até a última sexta-feira. Sem dúvida, uma enorme perda para a astronomia brasileira.

 

Adriana Valio
Diretoria da SAB

 

Transcrevemos abaixo a mensagem de Pierre Kaufmann em homenagem a Ronaldo Mourão.

 

O Brasil perde um dos seus maiores promotores de ciência, e da astronomia em especial. No início dos anos 60, Ronaldo, como astrônomo, foi dos primeiros a obter resultados com repercussão internacional. Depois se destacou com talento e conhecimento em história da ciência e da astronomia, promovendo com maestria sua popularização e divulgação. Conseguia motivar as pessoas de forma única, atrativa, apaixonada, sem nunca transigir com o rigor que a ciência requer, cativando gerações de admiradores e interessados em todos os níveis de educação e de idade. Muitos se tornaram astrônomos profissionais. Eu perdi um amigo. A comunidade perdeu uma de suas mais extraordinárias personalidades, a quem se deve um enorme tributo de reconhecimento por todas suas contribuições em ciência e sua disseminação.

 

Piere Kaufmann
==========================================================