Categorias
Escala do Sistema Solar História e Filosofia

China na Lua

Em 14 de dezembro de 2013 assistimos ao pouso bem sucedido da sonda chinesa Chang’e-3 em solo lunar. Essa foi a primeira vez que uma missão chega à Lua desde 1976, e faz da China o terceiro país a chegar ao satélite após a antiga União Soviética e Estados Unidos.

Sonda Chinesa, pousou na Lua em
Fotografia da sonda Chinesa Chang’e 3, tirada pelo robozinho Yutu. Pousaram na Lua em 14 de Dezembro de 2013. (Crédito)

As primeiras missões espaciais que chegaram à Lua foram desenvolvidas pela União Soviética e colocadas em ação em 1959. Em Janeiro daquele ano, a  Luna 1, também chamada Mechta (sonhar, em russo) passou a cerca de 6 mil quilômetros do satélite, sendo seguida pela Luna 2 que atingiu o solo lunar em Setembro, e pela Luna 3 que tirou as primeiras fotografias do lado oculto da Lua em Outubro. Um ano rico para a conquista da Lua.

Após o sucesso soviético, naquele período de Guerra Fria, os Estados Unidos deram início ao projeto Apollo, que levou astronautas à Lua. Os primeiros passos de um ser humano foram dados na Lua em Julho de 1969 e os últimos em Dezembro de 1972.

Em paralelo ao programa norte-americano, a União Soviética continuou sua exploração robotizada. O programa Lunokhod levou pequenos veículos que deslizaram pela superfície lunar em 1970 e 1973, e as últimas sonda Luna trouxeram amostras do solo para a Terra, sendo a última, Luna 24, lançada em Agosto de 1976.

Veículo Yutu, pousou na Lua a bordo da sonda Chang'e 3. (Crédito)
Veículo Yutu, pousou na Lua a bordo da sonda Chang’e 3. (Crédito)

Desde então, outras sondas foram enviadas à Lua, como a norte-americana Clementine em 1994 e a Indiana  Chandrayaan I em 2008, mas nenhum pouso foi feito. Até agora, quando a chinesa Chang’e-3 fez sua alunissagem, levando o pequeno e simpático veículo Yutu. O nome do veículo quer dizer Coelho de Jade, uma referência poética chinesa à forma de coelho que (usando muito a imaginação) podemos ver num conjunto formado por alguns mares lunares.

A Chang’e-3 faz parte do Programa Chinês de Exploração Lunar, que se divide em: duas sondas que orbitaram a Lua ( Chang’e-1 e Chang’e-2); duas feitas para pousar no satélite (Chang’e-3 e Chang’e-4); e uma que deve retornar amostras do solo lunar para a Terra (Chang’e-5).

O estudo da Lua com sondas e astronautas foi uma linha mestra na Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética tentavam mostrar ao mundo quem era mais o poderoso tecnologicamente. Afinal, quem conseguisse as maiores proezas com foguetes, sondas e astronautas também as conseguiria com mísseis, equipamentos de espionagem e soldados. A Guerra Fria acabou com o fim da União Soviética, mas uma tensão entre grandes potências ainda perdura. China e Estados Unidos já se estremeceram e o sucesso do Programa Chinês de Exploração da Lua coloca uma pulga bem grande atrás de algumas orelhas.

Nós, amantes do céu e da Ciência, e pessoas contrárias às guerras, independente da temperatura, talvez tenhamos novidades interessantes vindas dos Chineses nos próximos anos. Espero que eles as traduzam.

Esquema mostrando a silhueta de coelho que algumas pessoas visualizam na superfície da Lua. (Crédito)
Esquema mostrando a silhueta de coelho que algumas pessoas visualizam na superfície da Lua. (Crédito)

Leias Mais:

Matéria no jornal The Guardian (em inglês): http://www.theguardian.com/science/2013/dec/14/chinese-spacecraft-lands-moon-china

Por Leandro L S Guedes

Astrônomo, Diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Msc., Dr., Astrofísica Extragaláctica, História e Filosofia da Ciência.

2 respostas em “China na Lua”

Concordo plenamente com o final do seu texto.
Como diria aquela música dos Paralamas do Sucesso:
“Tendo a Lua aquela gravidade por onde o homem flutua;
Merecia a visita não de militares;
Mas de bailarinos;
E de você e Eu”

Marcelo, excelente lembrança!

Essa música tem tudo a ver com o contexto! Muito obrigado por tê-a lembrado aqui! Aliás essa música precisa entrar na sessão “Arte” do Astronomia…

Espero que esse nosso grupo de pessoas que querem conhecer a natureza e preservar a Paz cresça cada vez mais.

Forte Abraço!

Os comentários estão desativados.