A eclíptica é a linha por onde vemos o Sol se deslocar ao longo do ano. De maneira bastante grosseira, a utilizamos também para ter uma ideia de onde podemos encontrar os planetas do Sistema Solar no céu. E como a eclíptica cruza as famosas constelações do zodíaco, é comum ouvirmos que mercúrio está aquário, Saturno em libra, Urano em peixes. E já está comum também o conhecimento da constelação do Ofiúco como uma dessas constelações, uma vez que a eclíptica também passa por ela.
Essa aproximação grosseira de procurarmos planetas pela eclíptica funciona de maneira aproximada porque os planetas giram ao redor do Sol aproximadamente no mesmo plano. Aproximadamente, não exatamente…
Se você costuma acompanhar a posição dos planetas, Sol e Lua no banner do blog, deve ter percebido que Vênus está na constelação do Escudo:

Se as órbitas planetárias fossem EXATAMENTE coincidentes, os planetas estariam sempre nas constelações cortadas pela eclíptica. Como EXATAMENTE é algo que não existe na natureza, o que temos é algo aproximado e algumas constelações um pouco afastadas da eclípticas também recebem a visita de alguns planetas.
