Categorias
Escala Estelar Escala Galáctica

Um Aglomerado no Rastro da Quilha

O European Southern Observatory (ESO) divulgou uma nova e bela imagem do aglomerado estelar NGC 3590. Está localizado a cerca de 7.500 anos-luz na constelação de Carina, ou Quilha, e sua idade é de aproximadamente 35 milhões de anos.

Aglomerado aberto NGC 3590, a cerca de 7500 anos-luz da Terra, formado há cerca de 35 milhões de anos. (Crédito: ESO)
Aglomerado aberto NGC 3590, a cerca de 7500 anos-luz da Terra, formado há cerca de 35 milhões de anos. (Crédito: ESO)

As estrelas de um aglomerado formam-se aproximadamente ao mesmo tempo e a partir do mesmo material, por isso, estudar os aglomerados é fundamental para construir e testar teorias de evolução estelar. A diferença inicial mais marcante entre as estrelas que nasceram juntas num mesmo aglomerado é sua massa inicial. Eles são laboratórios onde podemos ver como estrelas de massas diferentes, e mesma química inicial, evoluem com o passar do tempo.

Essa imagem do NGC 3590 nos mostra regiões escuras de poeira que bloqueiam a luz das estrelas que estão atrás, e regiões brilhantes que aparecem em tons avermelhados e alaranjados que estão refletindo a luz de estrelas próximas.

Os aglomerados abertos possuem estrelas jovens… sim, 35 milhões de anos é a idade um jovem em termos astronômicos. E as estrelas jovens formam-se no disco da Via Láctea, mais precisamente em seus braços espirais.

O vídeo abaixo faz uma rápida viagem pela região do céu onde foram obtidas as imagens que geraram esse belo resultado do NGC 3590, mostrando sua localização no disco galáctico.

 

 

 

Por Leandro L S Guedes

Astrônomo, Diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Msc., Dr., Astrofísica Extragaláctica, História e Filosofia da Ciência.