Categorias
Eventos

Termina o Encontro de Astronomia Cometária

Relatório de Luis Mansila sobre o encontro de Astronomia Cometária, ocorrido no Rio de Janeiro durante a XXVII Reunião Geral da União Astronômica Internacional. O texto original está em  nesse link.

Escrito por Luís Mansilla
Qui, 03 de Setembro de 2009 15:07

O dia 8 de agosto de 2009 desenvolveu-se com pleno sucesso o anunciado encontro duplo de Astronomia Cometária no Planetário do Rio de Janeiro; pela manhã o 5º Workshop Internacional de Astronomia Cometária sob a direção do astrônomo Daniel Green (EUA), Editor Responsável do ICQ – International Comet Quarterly.

O primeiro tema central da seção inaugural foi “Regional activities in Cometary Research and the Professional – Amateur Collaboration” dirigida por Daniel Green (ICQ) e Geraldo Addiego (Seção de Cometas – Uruguai)

Continuando com um painel de debates entre os membros do ICQ, diversos profissionais e dos três Coordenadores presentes da Seção de Cometas da LIADA. Destacaram-se a necessaria capacitação e o aumento do número de observadores no hemisfério sul. Dan Green destacou a importância da qualidade na observação cometária sobre a quantidade de cometas observados numa só noite. Indicou que uma boa observação de um só cometa deveria durar aproximadamente meia hora.

Na segunda seção, Dan Green e Gonzalo Tancredi expuseram sobre “Professional and Amateur Cometary Photometry: how to make visual and CCD magnitudes estimates more compatible” e comentaram a necessidade de criar ainda bases de dados e imagens nos seus formatos originais para futuras medições. Tema que coincidiu com a Seção Cometas da LIADA que vem projetando um espaço para este fim. Green comentou que pretende-se dar diretrizes ou normas de dita base de dados internacional para as imagens.

O Professor Ignacio Ferrin da Universidade dos Andes, Venezuela e Assessor Científico da Seção Cometas da LIADA, apresentou seu trabalho “Atlas of Secular Light Curves of Comets”; no final houve consultas e perguntas sobre o assunto.

Compareceram 30 participantes, entre profissionais e amadores, sendo a máxima audiência durante o período.

Ao meio-dia foi dada a oportunidade para o intervalo do almoço onde houve chance para intercâmbios e conversa amenas entre velhos e novos amigos.

Após o almoço tivemos uma visita guiada ao Planetário, suas instalações e Museu de Ciências. Muito moderno e de grande beleza certamente e de tecnologia muito avançada.

Retornando ao Auditório do Planetário foi aberto o 3º Simpósio de Cometas da LIADA, sob a locução e apresentações de Leandro Guedes, profissional do Planetário.

O Coordenador Geral da Seção, Sr. Luis Mansilla ressaltou o trabalho que vem realizando e apontou a grande responsabilidade que tem o observador de cometas amador nestes novos tempos, onde o intercâmbio e a vinculação com os profissionais requerem um maior compromisso.

O colega da Secção Cometas da REA, Alexandre Amorim nos conta sobre o trabalho local na palestra “A Seção de Cometas da REA” nos 21 anos de atividade no Brasil.

Geraldo Addiego, Coordenador Local para o Uruguai apresentou a sua proposta de: “Magnitud de um cometa: aproximación a um nuevo método de estimação visual”.

Jose Guilherme de Souza Aguiar, ICQ Brasil e Coordenador Local para o Brasil da Seção Cometas da LIADA apresentou seu trabalho: “Observaciones Visuales Del Cometa C/2007 F1 (LONEOS)”.

Luis A. Mansilla (Argentina) e Alexandre Amorim (Brasil) comentaram sobre como devem ser relatadas as observações de cometas com destino às ambas seções, sob o título de: “Formatos de Comunicación de las observaciones para LIADA e REA”.

E fechou a última seção o Professor Ignacio Ferrin com o tema: “El problema de la perdida de flujo, y las magnitudes de apertura infinita”.

O Profesor Ferrin entregou cópias de sua publicação “Manual para la Observación de los Cometas” como premio a José Guilherme de Souza Aguiar por ser um “ativo e prolífero” observador cometário.

No final da reunião, a Seção de Cometas da LIADA entregou à Leandro Guedes, Astrônomo Profissional do Planetário do Rio de Janeiro um “diploma especial” como meio de reconhecer e agradecer à Fundação Planetário por ser a instituição anfitriã, por abrir suas portas, permitir o uso de suas instalações, pela difusão e por todas as atenções recebidas durante este dia tão especial para a comunidade cometária presente e outro diploma de gratidão à pessoa de Leandro Guedes pela sua permanente atenção, participação e constante preocupação à cada um dos assistentes e à cada detalhe na organização do evento. Foi realmente um perfeito anfitrião.

Houve também entrega de diplomas aos palestrantes e certificados aos presentes.

Por fim foi anunciado o Encontro Brasileiro de Observadores de Cometas durante o ENAST 2009 em Londrina bem como o 4º Simpósio de Cometas da LIADA a ser realizado na UNILASALLE de Canoas, RS, para 2010.

Por Leandro L S Guedes

Astrônomo, Diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Msc., Dr., Astrofísica Extragaláctica, História e Filosofia da Ciência.