Sistema de Coordenadas Horizontais

Também chamado de Sistema de Coordenadas Horizontais Locais, é um sistema de coordenadas astronômicas que utiliza duas coordenadas que dependem da posição do observador.

Esquema de medida de Azimute e Altura, as duas coordenadas do Sistema de Coordenadas Horizontais (figura por Astronomia.Blog.Br).

Esse sistema utiliza Azimute e Altura para definir um ponto na esfera celeste. A altura é o ângulo que separa verticalmente o astro do horizonte. Ou seja, traçando uma linha vertical imaginária no céu, desde o astro até o horizonte, a distância angular do horizonte até astro ao longo dessa linha é sua altura. O Azimute é contado ao longo do horizonte, a partir do ponto cardeal Norte, no sentido Norte-Leste-Sul-Oeste-Norte, até a linha em que se mede a altura do astro.

Uma altura negativa indica um objeto que etá abaixo do horizonte, e não é visível para o observador naquele momento.

Note que o azimute e a altura de um astro é sempre tomado em relação a um observador, e muda constantemente com o passar das horas. Essa mudança não acontece com a Ascensão Reta e Declinação do Sistema de Coordenadas Equatoriais.

Publicado por Leandro L S Guedes

Sou Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, faço doutorado no curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, e nesse ano de 2013 estou passando alguns meses na Universidade de Notre Dame, EUA. Tenho interesses em: Astronomia, História, Epistemologia, Filosofia da Ciência.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.