Entre os dias 23 e 25 de maio de 2025, Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro, será palco do 4º Festival das Estrelas. O evento gratuito reúne ciência, cultura e natureza em um cenário privilegiado para a observação do céu noturno. Esse festival é uma experiência única sob um dos céus mais estrelados do país.

Santa Maria Madalena se destaca por um céu escuros, ideal para a observação astronômica. A baixa poluição luminosa da região permite que moradores e visitantes apreciem a beleza das estrelas e da Via Láctea com ou sem equipamentos de observação.
Parque Estadual do Desengano: o primeiro Dark Sky Park da América Latina
Parte desse privilégio se deve ao Parque Estadual do Desengano, que abrange áreas de Santa Maria Madalena. Em 2021, o parque recebeu o título de International Dark Sky Park pela International Dark-Sky Association (IDA), tornando-se o primeiro da América Latina a obter essa certificação . A certificação reconhece a qualidade excepcional do céu noturno do parque e os esforços para preservar o ambiente noturno natural.
Como chegar a Santa Maria Madalena
Santa Maria Madalena está localizada a aproximadamente 215 km da cidade do Rio de Janeiro. Para quem viaja de carro, o trajeto mais comum é pela Ponte Rio–Niterói, seguindo pela RJ-116, com percurso estimado em cerca de 3h30 . Há também opções de ônibus partindo do Terminal Rodoviário Novo Rio, com viagens diretas operadas pela Viação 1001, que duram cerca de 6h50.
Programação
Para detalhes sobre a programação completa do festival, acesse o site oficial: https://visitmadalena.com.br/festivaldasestrelas/
Se conseguir estar presente, certamente será uma excelente oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis sob o céu repleto de estrelas em Santa Maria Madalena e ainda participar de muitas conversas sobre Astronomia.
Bons Céus!
Saiba Mais:
Site Oficial do evento, com programação
Como chegar à Santa Maria Madalena
Desengano State Park, Managed by Inea, Becomes the First International Dark Sky Park in Latin America (em inglês)
Astroturismo ganha adeptos no Brasil com primeiro ‘parque escuro’ do país
Santa Maria Madalena lança roteiro turístico
