Morre Ronaldo Mourão, Maior Nome da Astronomia

A comunidade astronômica brasileira e todos aqueles que cultuam a ciência do céu, foi abalada no dia 25 de junho último, com o falecimento nesse dia às 20:50, do celebrado astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, vitima de uma pneumonia seguida de um derrame. Carioca nascido em 25 de maio de 1935, contava então com 79 anos. Seus restos mortais repousam no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Ele não foi enterrado; não foi sepultado. Ele foi plantado para que dele nasçam novos discípulos de Urânia, a Musa da Astronomia.

Segundo seu filho Marcelo, ele estava absorvido na atualização da sua grandiosa obra: “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica” e já havia contraído e curado de uma primeira pneumonia no inicio de abril. Duas vezes fui visitá-lo em sua casa no campus do Observatório Nacional.

Travnik-Mourao

A última vez já encontrei-o bastante debilitado acometido pelo mal de Parkinson. Reverenciando sua memória e a grande amizade que sempre nos uniu, nesse link há um artigo escrito sobre essa última visita.