Esse concurso foi realizado em 2015 e as fotografias participantes encontram-se expostas nesse álbum Flickr – Olhe Para o Céu

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de janeiro está promovendo um concurso que busca animar a todos os que gostam de olhar para céu. Ou seja, todos nós que estamos lendo um blog de Astronomia 😀

O concurso “Olhe para o Céu – 2015” busca incentivar os entusiastas de astrofotografia. São três categoria: Céu e Paisagem, Objetos do Sistema Solar com Telescópio e Objetos de céu profundo.

O concurso não é apenas para fotógrafos profissionais, mas para todos os que gostam de tirar fotos do céu, com ou sem telescópio. Se você já pensou em fazer isso, essa é a oportunidade para colocar seu plano em prática. Envie sua foto, seja ela qual for, caso se encaixe em uma das categorias.

Mas acho que vale uma advertência aqui… A astrofotografia é uma atividade envolvente e, uma vez começada, provavelmente se transformará em uma paixão que irá te acompanhar por toda a vida. Assim, só inicie nesse mundo se você quiser ter uma atividade estimulante, excitante e que aumentará ainda mais seu fascínio pelo Universo.

Fotografar é estender os limites da visão, e de uma forma que pode ser compartilhada com outras pessoas. Divida com o Planetário do Rio e com o público suas visões do espaço.

Leia abaixo o release do concurso “Olhe Para o Céu – 2015”, e veja mais informações na página oficial do concurso. Qualquer dúvida, entre em contato e leia o edital clicando nesse link.

Bons Céus e Boa Fotos!

cfotografia-I

Aponte as lentes de sua câmera fotográfica para o céu, usando ou não um telescópio, e nos mostre um pouco de sua maneira de ver o cosmos.

O Olhando Para o Céu e o concurso de astrofotografia do Planetário. Nosso objetivo é incentivar a encantadora atividade de fotografar o céu, registrar e compartilhar imagens que nos fazem sorrir e pensar na beleza da natureza.

O concurso possui três categorias:

1 – Céu e Paisagem

Fotografias que mostrem objetos celestes (Sol, Lua, planetas, e/ou estrelas) mais detalhes da paisagem terrestre, naturais ou não, como montanhas, árvores ou edificações;

Exemplos de foto da categoria 1:

Autumn_Evening_On_The_Prairie10

(Fonte: Window on the Praire, http://windowontheprairie.com/wp-content/uploads/2010/11/Autumn_Evening_On_The_Prairie10.jpg)

The Milky Way is shown in the night sky over Plevna, Ont. at the Dark Sky Viewing Pad in North Frontenac in a Sept., 2013 handout photo. 71-year-old astronomer, Terry Dickinson, recently returned to his childhood home and was saddened he could no longer enjoy the nocturnal beauty because of pollution caused by bright city lights. THE CANADIAN PRESS/HO-Terrance Dickinson

The Milky Way is shown in the night sky over Plevna, Ont. at the Dark Sky Viewing Pad in North Frontenac in a Sept., 2013 handout photo. 71-year-old astronomer, Terry Dickinson, recently returned to his childhood home and was saddened he could no longer enjoy the nocturnal beauty because of pollution caused by bright city lights. THE CANADIAN PRESS/HO-Terrance Dickinson

(Foto por Terrance Dickinson – THE CANADIAN PRESS/HO, http://news.nationalpost.com/news/light-pollution-quick-facts-734271 )

2 – Objetos do Sistema Solar com Telescópio

Imagens obtidas a partir de câmera adaptada ao sistema focal de um telescópio com, no máximo, 12 polegadas ou 35 centímetros de abertura, mostrando qualquer objeto pertencente ao Sistema Solar;

Exemplo de foto da categoria 2:

jupiter
(Foto de Joey Bocchieri, http://www.bbc.co.uk/programmes/p01tgffh/p01tgckv)

3 – Objetos de Céu Profundo

Imagens obtidas a partir de câmera adaptada ao sistema focal de um telescópio com, no máximo, 12 polegadas ou 35 centímetros de abertura, mostrando objetos considerados “objetos de céu profundo”, como nebulosas, aglomerados estelares e galáxias.

Exemplo de foto da categoria 3:

M11 20050827 2324
(Foto de Dale Chamberlain , http://www.dchamberlain.net/deep_sky_astrophotos.htm )

As fotografias devem ser enviadas para o email , em formato JPG até o dia 20 de junho de 2015, contendo as seguintes informações:

  • Nome completo do autor;
  • Data e local onde a foto foi tirada;
  • Identificação do objeto fotografado (nome ou sua identificação em catálogo. Exemplo: Plêiades ou M45).
  • Título da foto (opcional);
  • Fabricante e modelo da câmera fotográfica;
  • Descrição da lente e tempo de exposição;
  • Fabricante e Modelo do telescópio (se utilizado)
  • Abertura do telescópio (se utilizado).

Fique atento para o nome do arquivo! Ele deverá ser composto pelo primeiro e último nome do fotógrafo, seguido do número da categoria em que a foto está sendo escrita, de acordo com o item 3.1. Exemplo: se o nome do fotógrafo é Silvio Carvalho Ferreira, e ele está inscrevendo uma foto na categoria “Objetos do Sistema Solar Com Telescópio”, o nome do arquivo da foto será: silvioferreira2.jpg.

Antes de participar, faça o download e leia o edital clicando nesse link.

Boa Sorte, e divirta-se!