Para quem quiser ficar acordado até mais tarde, está acontecendo a Leonídeas, chuva de meteoros associada ao cometa Temple-Tuttle. A quantidade de meteoros é sempre imprevisível, mas para as Leonídeas, a média tem sido 15 meteoros por hora.
As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra cruza o rastro deixado por um cometa ou alguns asteroides. Em cada chuva, existe um ponto do céu de onde parecem estar surgindo todos os meteoros. Esse ponto chama-se radiante, e cada chuva é batizada de acordo com o nome da constelação onde se localiza seu radiante. No caso das Leonídeas, o radiante está na constelação do Leão.
As Leonídeas acontecem entre os dias 16 e 18 de novembro, com máximo de atividade no dia 17. Como todas as chuvas de meteoros, ela se repete anualmente.
A Carta Celeste abaixo mostra o Leão nascendo no horizonte Leste para o Rio de Janeiro as 3h da manhã. Para o céu de outras cidades, gere uma carta celestes específica no site http://cartascelestes.com.br .

A melhor posição para se observar uma chuva de meteoros é deitado. Esqueça telescópio ou binóculos. Encontre na carta celeste a constelação onde estará o radiante, localize-a em seu céu, e aguarde. Se tudo der certo, em algumas horas você poderá ter visto um número considerável de meteoros… e se você gosta de fazer pedidos quando vê uma estrela cadente, prepare uma lista!