Foi desenvolvido um sistema para gerar cartas celestes on-line com a configuração do céu para um determinado horário em uma determinada cidade. O sistema pode ser acessado de três maneiras diferentes aqui no site, nessa página: http://astronomia.blog.br/cartas-celestes/ .

Esse é um exemplo de carta celeste que você pode obter para qualquer data e qualquer localidade:
carta_exV

Logo abaixo do cabeçalho há o link “Clique Aqui para Ver o Céu de Agora nas Capitais Brasileiras”, que abre uma série de cartas em miniaturas para cada uma das capitais brasileiras. Clicando no nome da cidade acima na miniatura, o site o direciona para a carta celeste daquela cidade, no momento do clique.

carta_exI

Uma segunda possibilidade é entrar manualmente com latitude, longitude e fuso horário, clicando-se em “Definir Local Manualmente” no menu abaixo do link que leva às cartas das capitais brasileiras. Existe ainda a possibilidade de se procurar uma cidade pelo nome na caixa de texto que aparece logo abaixo desse menu.

carta_exII

O sistema ira mostrar uma série de entradas encontradas com o termo digitado na caixa de pesquisa. Se houver dúvida sobre a localidade, é possível clicar no link “mapa”, à direita, para checar a localização. Uma procura por “Castelo Branco”, retorna esses primeiros resultados:

carta_exIII

Uma vez gerada a carta celeste, o sistema mostra algumas opções para a escolha de data e hora da carta, e mais algumas opções de exibição. É possível escolher a quantidade de estrelas exibidas (por intervalo de magnitues até 4.0 ou até 5.0), e exibir ou ocultar dados como nomes das estrelas, linhas das constelações, equador celeste, eclíptica e outros.

carta_ex_IV

Clicando-se em “Legenda” e “Instruções” aparecem duas novas áreas relacionando cores e tamanhos das estrelas respectivamente a seus tipos espectrais e magnitudes, e breves instruções sobre como utilizar de maneira eficiente a carta.
carta_exVI

Todas as sugestões são extremamente bem vindas e podem ser enviadas pela página http://astronomia.blog.br/contato/. O sistema vai sempre está e estará em constante processo de aperfeiçoamento tentando abraçar todas as sugestões recebidas.

Bons Céus!!!

E, por falar em sugestões, agradeço muito ao astrônomo José Roberto Costa da Associação Brasileira de Planetários e criador do site Astronomia no Zênite, e à Coordenação de Observações do NEOA-JBS pelas sugestões sobre o painel com as capitais brasileiras, linhas das constelações e diversas outras sugestões importantíssimas nessa fase inicial da Carta Celeste.