No dia 20 de janeiro de 2008 se confirmava em Santiago de Chile a descoberta de A1689zD1, uma galáxia formada há 12500 anos e situada a 240 bilhões de anos luz da Terra. A importância da descoberta é que ela permite estudar e compreender os processos de formação inicial e a evolução primordial do Universo.
A descoberta foi liderada pela Astrônoma uruguaia Dra. Verônica Motta que faz anos que trabalha na Universidade de Valparaiso. Na equipe trabalham pelo menos outros cinco astrônomos. A Dra. Motta explicou que o trabalho tinha começado há anos quando era orientanda do Dr. Larry Bradley na Universidade de John Hopkins nos Estados Unidos.

Como quanto mais longe se acha um objeto mais velha é a informação que estamos recebendo, a forma em que vemos hoje a A1689zD1 era a que a galáxia tinha faz 12.5 bilhões de anos. Então, a formação desta galáxia aconteceu aproximadamente apenas um bilhão e meio de anos após o Big Bang.
A galáxia A1689zD1 tem uma massa semelhante à Via Láctea, mas o tamanho é menor ,pelo que, ela é mais densa. A matéria que constituía esta galáxia a 12.5 é pobre em composição metálica é majoritariamente Hidrogênio e Helio. Acontece que para a idade que a galáxia tinha na época que os astrônomos estão observando as estrelas, que são as encarregadas de sintetizar todos os elementos químicos, ainda não tinham evoluído o suficiente para disseminar elementos novos.
2 respostas em “A Galáxia Mais Longínqua”
Hi, Lars
I Hope you’ve received the e-mail. That’s it, Ijust changed somethings like to , and the tags that enclose comments.
It’s really boring fix these things, but I think this is a problem not only with Arthemia.
Wish you sucess!
Best Regards,
Leandro.
Hi,
Nice site you have. To bad I can´t read your language.
Read your post about Arthemia and problems in Explorer.
My Arthemia doesn´t show pictures in explorer, but works well in Firefox. Did you get any solution to your problem?
Obivously your site looks good in explorer as well.
Best regards!
/Lars, http://www.ikarlskoga.se