MCTI-Logo

 

Acontecerá hoje um “quiz”, “Q&A” , ou uma sessão de perguntas e respostas no Twitter do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que irá interessar a todos os amantes da astronomia planetária.

Leia o release do evento abaixo, e reserve seu tempo.

Bons céus!

 

Rosaly Lopes, cientista planetária, participa de Q&A no Twitter do MCTI

O Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI, vem promovendo no seu Twitter ações para popularização da ciência. Nomes da comunidade científica são convidados para compartilhar drops de conhecimento em 140 caracteres, ao longo de uma semana. No final do período é feito um dia de “perguntas e respostas”, onde os convidados ficam em tempo real respondendo em texto e vídeo o que os internautas perguntam pelo Twitter.

Quem inaugurou esse tipo de ação foi Pedro Nehme, o primeiro brasileiro civil a viajar para o espaço, que falou sobre os treinamentos que vem fazendo para o vôo. A segunda convidada foi a cientista planetária e especialista em vulcões, Rosaly Lopes. Ela trabalha há 20 anos na NASA e vem constantemente ao Brasil pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

O sonho de Rosaly era ser astronauta, mas por ser míope decidiu ser astrônoma e trabalhar na NASA. Ela se formou em astronomia pela Universidade de Londres e, desde então, vem se dedicando completamente a geologia planetária e vulcanologia. “O que me emociona mais é saber que as pessoas que não são cientistas se interessam pelo meu trabalho.”, comenta Rosaly.

O Twitter do MCTI já está publicando um pouco da experiência de Rosaly, através da hashtag #RosalyNoMCTI. Ela vem falando sobre sua experiência na NASA e com vulcões na Terra e em outros planetas. São várias informações interessantes e curiosas. Rosaly diz que “ver fluxos de lava em geral não é perigoso. Se o fluxo não estiver andando muito depressa, dá até para caminhar em cima dele. A lava forma uma crosta fria rapidamente. E explosões pequenas, que chamamos de estrombolianas, podem ser observadas sem perigo. Ver um vulcão ativo é uma maravilha.”.

Na quinta-feira, dia 30 de abril às 15h, será realizado o Q&A com Rosaly Lopes, que vai responder em tempo real, diretamente dos EUA, as perguntas dos internautas. Convidamos você para tweetar sua dúvida ou curiosidade com a hashtag #RosalyNoMCTI, que ela será respondida no Twitter do MCTI (@mcti). Participe e fique de olho nas outras perguntas e respostas, é uma ótima chance de se aproximar da ciência planetária.

Q&A com Rosaly Lopes

30 de abril – 15h

#RosalyNoMCTI

twitter.com/mcti

Acompanhe o MCTI também no Facebook.

facebook.com/SintonizeMCTI

 

rosaly-lopes