Categorias
Escala do Sistema Solar História e Filosofia

Geroge Harrison e Elvis Presley: No Céu, Mas Próximos da Terra

George Harrison, ainda nos Beatles.

A Astronomia busca, cada vez mais, enxergar bem longe no espaço. Hoje podemos observar galáxias em processo de formação ainda na infância do Universo. Mas a Astronomia também sempre buscou identificar pequenos astros localizados mais próximos da Terra, como asteroides, cometas e planetas anões. Esforços sistemáticos para descobrir asteroides, que se apresentam, em geral, como pequenos pontos cruzando lentamente o céu noturno, são executados desde os últimos anos do século XVIII.

Nos dias de hoje, quando um novo pequeno objeto do Sistema Solar é descoberto, ele recebe um número de catálogo. Posteriormente, o objeto pode receber um nome, que será homenagem a, por exemplo, um lugar, uma pessoa, um personagem mitológico… ou, uma banda de Rock.

Capa do álbum Abbey Road, dos Beatles. Da esquera para direita: George Harison, Paul McCarntey, Ringo Starr e John Lennon.

Para fãs de Astronomia e do bom e velho Rock’n’Roll, o mês de março de 2010 será um mês interessante.

Dia 8 de março, uma segunda-feira, teremos a máxima aproximação com a Terra do asteroide 4149 Harrison, assim batizado em homenagem ao guitarrista de uma das maiores (eu poderia dizer a maior) banda de Rock da História, Os Beatles. Ele passará a uma distância de 1,50 unidades astronômicas da Terra. Uma unidade astronômica é a distância média que separa Terra e Sol, aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Por uma questão de coerência, além do 4149 Harrison, temos também os asteroides 4148 MacCartney, o 4147 Lennon e o 4150 Starr. Fãs de Astronomia e dos Beatles podem amanhecer nesse dia ouvindo a canção Here comes the Sun (Aí vem o Sol), composta pelo próprio George Harrison e gravada pelos Beatles no áblum Abbey Road, lançado em 1969.

No dia 20 de março de 2010, um sábado, estará passando em seu ponto de máxima aproximação com a Terra o 19367 Pink Floyd. Sim, uma homenagem dos Astrônomos à banda inglesa de Rock Progressivo. Ele passará a cerca de 1,75 unidades astronômicas de nosso planeta. Aos aficionados por Astronomia e Rock progressivo, sugiro ouvirem Eclipse, gravada pelo Pink Floyd em 1973 no álbum The Dark Side of the Moon (A Face Escura da Lua).

A banda Pink Floyd. Em pé, da esquerda para direita: Nick Mason, Syd Barrett, Roger Waters, Richard Wright. Sentado a frente está David Gilmour.

Capa do álbum The Dark Side of the Moon.

E o céu de março dos roqueiros ficará ainda mais agitado com a máxima aproximação na terça-feira, dia 30, de, ninguém menos que, 17059 Elvis. Uma homenagem da Astronomia a Elvis Presley. Passará a 1,61 unidades astronômicas. Uma sugestão de música para esse dia pode ser Blue Moon of Kentucky (Lua Azul do Kentucky), uma canção da década de 1940, mas gravada por Elvis Presley em seu primeiro single, de 1954.

Boa trilha sonora e Astronomia não faltarão esse mês. Bons céus, e bom som!

Elvis Presley.

Capa do primeiro single de Elvis, That's all Right, com a música Blue Monn of Kentucky.

Por Leandro L S Guedes

Astrônomo, Diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Msc., Dr., Astrofísica Extragaláctica, História e Filosofia da Ciência.

10 respostas em “Geroge Harrison e Elvis Presley: No Céu, Mas Próximos da Terra”

Obrigada pelos elogios, lindinho.
Eu AMO BEATLES, adorava fazer parte daquela maluquice toda, a banda era MUITO LOUCA , se chamava MULHERES CANTAM BEATLES e fizemos varios shows por ai.
Fiz parte da primeira e da segunda formacao da banda, foram alguns anos na banda.

OTIMAS RECORDACOES DAQUELES TEMPOS, LEANDRO, O MAXIMO!!!
EU FAZIA OS REGISTROS MAIS GRAVES, ERA DELICIOSO, MESMO EU SENDO MEZZO SOPRANO, EU AMAVA CANTAR NOS REGISTROS MAIS GRAVES E FAZER AQUELES BACKING VOCALS INCRIVEIS E INSPIRADISSIMOS.
BJ SUZIE

VOCE ESCREVE MUITO BEM, PARABENS!!!!
GOSTO BASTANTE DA MANEIRA QUE VOCE SE EXPRESSA, PARABENS!!!!

CADA DIA GOSTO MAIS DESSE SITE, MUITO *VIAJANTE*

beijos estrelados e galaxicos chegando bem pertinho de voce…
VC SENTIU????? RISADINHAS

suzie t.

Vc escreve maravilhosamente bem,Leandro!
Virei sua fan!!!
Quero um dia ver um ceu estrelado e lindo com voce do lado, podemos?
risos e beijos,da sua fan suzie

Se podemos??? Que tal hoje??? \o/ XD
É bom receber a visita de alguém que canta tão bem como você e que já cantou em uma banda que tocava Beatles!!!!!!!!!!!
Tb sou seu fã, ok??
Beijos!

Good name for one who likes Astronomy, Sun 😀 . I’m always happy to see people from other countries here, and there is a english version of this site under construction. You can see it at htrp://astronomia.blog.br/en. I’m translating the site by myself, so it is taking more time than I would expect.

Thanks for being here!
Good skies.

fala brother… vc achou algum fix pro Arthemia funcionar bem no IE7? tem o css ou correção pra passar?

abs.

Olá, Emerson.

Os problemas que eu tive foram causados por alterações minhas nos .CSS, em especial pelos fins dos comentários. O Firefox entende como fim de comentário “–>” ou “–!>”, o que faz muito mais sentido, já que nós abrimos o comentário com “” como fim de comentário e eu tive que alterar todos os “–!>” que tinha colocado. Depois que acertei isso, tudo funcionou muito bem.

Boa Sorte! Grande Abraço,
Leandro.

Os comentários estão desativados.