Nesse domingo 10 de agosto de 2014 teremos outra Super Lua. O fenômeno não é nada extremamente raro, mas é sempre legal olhar para ela, ainda mais cheia, e saber que está cheia e em seu ponto mais próximo da Terra.

Dizemos que uma super Lua acontece quando está em sua fase Cheia ou Nova e encontra-se no ponto de maior aproximação com a Terra, o perigeu. Nesse domingo, a distância entre Terra e Lua será cerca de 356,900 quilômetros.

Apesar de estar em sua maior aproximação com a Terra, não é possível perceber nenhuma mudança no tamanho da Lua com nossos olhos. Apenas uma fotografia pode mostrar essa diferença, como nessa montagem abaixo, feita em 2011.

Comparação entre o tamanho aparente da Lua cheia comum e o tamanho da Super Lua de março de 2011. Perceptível com uma máquina fotográfica, mas imperceptível à vista desarmada (foto de Marcoaliaslama)
Comparação entre o tamanho aparente da Lua cheia comum e o tamanho da Super Lua de março de 2011. Perceptível com uma máquina fotográfica, mas imperceptível à vista desarmada (foto de Marcoaliaslama)

A Lua entra no pergieu ás 15h09m, no horário de Brasília, mas durante toda a noite a consideramos ainda uma Super Lua. Quem puder, tire fotos para comparar com o tamanho de uma Lua Cheia que não seja super lua.

E, para deixar claro, super lua não produz NENHUM efeito especial na Terra, não desencadeia terremotos ou maremotos e o dragão de São Jorge não vai cair aqui.

Nesse domingo, a Lua estará passando no limite entre as constelação de Capricórnio e Aquário. Boa observação!

Posição da Lua em
Posição da Lua em 10 de agosto de 2014 às 22h, horário de Brasília (Carta celeste gerada aqui no Astronomia.Blog.Br)

 

Publicado por Leandro L S Guedes

Sou Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, faço doutorado no curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, e nesse ano de 2013 estou passando alguns meses na Universidade de Notre Dame, EUA. Tenho interesses em: Astronomia, História, Epistemologia, Filosofia da Ciência.

2 respostas em “Super Lua de Agosto de 2014”

  1. Olá Leandro, Existe um método simples para comparar o tamanho aparente da Lua Cheia do perigeu com a do apogeu através da observação visual. Acesse Boletim Observe! Agosto de 2014 no link.

    1. Oi, Alexandre

      Muito obrigado pelo link!

      Trata-se de um método que utiliza observação visual, mas com um equipamento.

      A ideia é medir o tempo que a imagem da Lua leva para sair do campo da ocular de um instrumento óptico. É uma técnica muito legal, mas é importante deixar claro para o pessoal que o método requer um telescópio, ou binóculo (de preferência fechando-se um olho para se observar com clareza os limites do campo). A ideia de que diferenças de tamanho em astronomia podem ser notadas sem equipamentos pode dar margem a ideias muito loucas que recebemos por e-mails.

      Muito Legal o Boletim parabéns à equipe!

      Forte Abraço!

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2009 - 2019 Astronomia.Blog.Br. All Rights Reserved. Created by Blog Copyright.