Perguntas e Comentários FeitosCategoria: Observação do CéuSe a rotação da Lua é sincrônica com a da Terra cada fuso horário terrestre vê uma face lunar diferente?
Ronaldo Moraes perguntado 3 anos

Se a rotação da Lua é sincrônica com a da Terra então o satélite gira na mesma velocidade do planeta, e se a rotação da Terra origina fusos horários diferentes seria lógico supor que ao se observar a Lua em cada fuso horário terrestre seria possível ver uma face lunar diferente conforme os fusos horários lunares? Da mesma forma, cada hemisfério terrestre observa um hemisfério lunar diferente?

1 respostas
Leandro L S Guedes Staff respondido 3 anos

Ronaldo, a rotação síncrona não significa que que “a Lua gira na mesma velocidade que a Terra” não. Significa que a Lua completa uma volta ao redor da Terra no mesmo tempo em que completa uma rotação. A combinação dessa revolução ao redor da Terra durando o mesmo tempo em que ela completa uma volta ao redor do próprio eixo é que caracteriza a rotação síncrona, tendo como efeito vermos sempre a mesma face da Lua voltada para a Terra.
Note que se a Lua girasse na mesma velocidade do planeta, apenas uma região de Terra veria a Lua, porque esta estaria sempre acompanhando a rotação, como faz um satélite artificial geoestacionário. Na verdade, com o afastamento gradual da Lua que sabemos que ocorre, é possível que essa seja uma realidade no futuro, mas não agora.
Dessa forma, todos vemos a mesma face da Lua, independente do fuso horário.
Quanto à observadores nos dois hemisférios da Terra, o que acontece é que um vê a lua “de cabeça para baixo” em relação ao outro 🙂 Mas o que muda é apenas a posição aparente, não a quantidade da Lua que é vista. Nenhum hemisfério dela fica oculto. A Lua mostra a mesma fase (quantidade da superfície iluminada) para todos os observadores da Terra.