Oi, Luiz
Obrigado pela pergunta. Realmente é apenas mais um delírio da Internet 🙂
As representações da Lua nos calendários são meramente ilustrativas. Existem algumas aproximações ditas em Astronomia que eu acho muito perigosas. Uma delas é que “estrela pisca e planeta não pisca” e outra é “A lua crescente tem forma de C e a minguante de D no hemisfério Sul”. Essas duas declarações são apenas aproximações grosseiras e devem ser usadas com cautela para não levarem a erro.
As fases da Lua são a mesma para todo o planeta, mas como ela será vista no céu depende da posição do observador e do momento da observação. Imagina que vc tenha um “D” no céu. Com o movimento de rotação da Terra, esse “D” irá se deslocar e pode ser visto como um “U”. O texto não tem nenhuma sustentação.
O artigo citado no texto se refere a uma anomalia na variação
distância entre Terra e Lua, que está distoando um pouco do valor previsto. O afastamento da Lua é um processo natural e previsto, relacionado com o momento angular e a energia dispersada pelo movimento das Marés e outros mecanismos dispersivos.
Espero ter ajudado. Fico feliz com sua busca pela veracidade do argumento, muitas vezes as pessoas engolem o que é dito sem mesmo pensar a respeito. Isso é uma grande pena.
Forte Abraço, e Bons Céus!
Leandro