Cometa Lovejoy, Visível Até Fim de Janeiro (2015)

O cometa C/2014 W3, mais conhecido por um sobrenome de seu descobridor, Lovejoy, tem posado para os observadores do céu neste início de 2015. Descoberto em 2014, esse cometa deve retornar para as proximidades do Sol daqui a oito mil anos, aproximadamente.

Ele estará facilmente visível nos céus até o final de Janeiro (2015) quando, então, seu brilho se tornará muito fraco e as observações mais difíceis. Abaixo está uma imagem mostrando a trajetória do cometa nos dias do final de janeiro.

A maneira mais fácil de encontrá-lo é procurar as Três Maria, na constelação do Órion, e imaginar uma seta passando pela constelação do Touro.

Lovejoy_2015
Trajetória do Lovejoy no final de janeiro de 2015, quando ainda será possível observá-lo. (Crédito: Sky & Telescope)

Abaixo está uma fotografia do Lovejoy obtida por José Carlos Diniz.

Lovejoy fotografado por José Carlos Diniz.
Lovejoy fotografado por José Carlos Diniz.

Essa e outras fotos astronômicas de José C. Diniz podem ser encontradas na página http://www.astrobin.com/users/Diniz/.

Terry Lovejoy vive na Austrália e já descobriu cinco cometas até hoje, inclusive o cometa C/2011 W3 (também conhecido como cometa Lovejoy) que tornou famoso ao mergulhar em uma camada externa do Sol, a coroa, e sobreviver à ela. Dia 15 de dezembro de 2011, às 22h17min, no horário de verão em Brasília, os astrônomos deram tchauzinho para o C/2011 W3, quando ele estava a uma altura de apenas 140 mil quilômetros da superfície solar. Todos esperávamos que ele fosse derreter. Mas, para a grande surpresa de todos, o cometa reapareceu, sobrevivendo à temperatura daquela região. Certamente durante essa passagem pela coroa solar, uma significativa fração de seu núcleo se queimou.

Autor: Leandro L S Guedes

Sou Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, faço doutorado no curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, e nesse ano de 2013 estou passando alguns meses na Universidade de Notre Dame, EUA. Tenho interesses em: Astronomia, História, Epistemologia, Filosofia da Ciência.

11 pensamentos em “Cometa Lovejoy, Visível Até Fim de Janeiro (2015)”

  1. Bom cometa, grande elongação solar. Eh o q mais aprecio em termos de observação de cometas.

  2. tem alguma chuva de meteoros que seja visivel a olho nu e que passe pelo rio de janeiro nos proximos meses ?

    1. Oi, Maria Cecilia

      Há várias chuvas que podem ser vistas no Rio de Janeiro. Não é uma questão de “passar”, mas da chuva de meteoros acontecer numa região do céu visível em uma determinada localidade. Dê uma olhada aqui http://astronomia.blog.br/efemerides/chuvas-meteoros/ para uma lista com datas de várias chuvas.

      Ou se preferir, o site http://cartascelestes.com te permite configurar uma dada localidade e gera cartas celestes com diversas informações, inclusive as posições exatas das chuvas de meteoros.

          1. esta explicando reboco pra padeiro. Não sou da area de astronomia. Sou de ciencias sociais (y)

            1. 🙂 Desculpe, busquei uma forma de te dar a dica com relação à todas as chuvas de meteoros, não apenas a essa. Busque a carta celeste da sua localização no site http://cartascelestes.com. Na carta gerada pelo site há a opção de exibir inclusive a exata localização dos radiantes.

              Há o nome de cada constelação também, certamente será fácil encontrar a Lira. Se não estiver no céu no momento em que você gerar a carta, mude o horário para ver outras constelações. Tente lá, qualquer problema me avise. Um abraço!

  3. Valeu… Parabéns pelo empenho em divulgar a ciência da astronomia…

  4. Olá Leandro, estava sentindo falta dos seus posts especialmente nos últimos tempos em que tem havido tanta atividade na Abóboda Celeste.

    1. Oi, Marcelo! Muito obrigado!

      Pois é, o céu está agitado e eu estou quieto. A razão, é que estou ussando meu tempo livre para construir um site exatamente voltado para ajudar as pessoas a encontrarem coisas no céu. Migrei todas as ferramentas que começaram aqui no Astronomia e coloquei nesse outro site, mas ainda há MUITO a fazer… Não sei se você já viu, senão, dê uma olhada: http://cartascelestes.com.

      Quando esse site estiver mais completo, volto a escrever mais aqui no blog.

      Um Grande Abraço!
      Leandro

Os comentários estão desativados.